Página inicial > Notícias > Joel do Sindicato pede recuperação do Rio Parauapebas e do viaduto sobre Rodovia PA 160

Atento à necessidade de preservação do meio ambiente, como mecanismo de bem estar, qualidade de vida e sustentabilidade, o vereador Joel do Sindicato (DEM) pediu ao Poder Executivo que recupere o Rio Parauapebas.

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 10h18

O parlamentar explicou que o córrego tem apresentado vários pontos de assoreamento e desmatamento do leito. Por ser um rio que banha e abastece todo o município, o vereador cobrou rápida intervenção do poder público municipal para recuperá-lo, porque, apesar do assoreamento ser um processo natural, é intensificado pela ação humana, provocando danos ao meio ambiente.

Joel do Sindicato informou que ele recebeu em seu gabinete inúmeras denúncias acerca da má preservação do rio. “Diversas pessoas me contaram que situações que prejudicam o leito do rio continuam se perpetuando. Por isso, são imprescindíveis medidas urgentes de recuperação e preservação do rio”, ressaltou.

Para solucionar o problema e impedir que ocorra posterior falta de abastecimento de água, o vereador apresentou, na sessão ordinária desta terça-feira (3), a Indicação nº 308/2019, em que oficializa a solicitação de recuperação do Rio Parauapebas.

Trafegabilidade

Interessado em aperfeiçoar a mobilidade urbana, Joel do Sindicato também apresentou a Indicação nº 309/2019, pedindo ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Obras, que promova a recuperação do viaduto da Rodovia PA 160.

O grande fluxo de veículos pesados advindos dos projetos de mineração existentes na cidade tem ocasionado o desgaste da rodovia. “Os veículos que transportam peças e ônibus de passageiros acabam reduzindo a vida útil do asfalto por conta do peso. Por causa do excesso de peso, o asfalto do viaduto começou a apresentar buracos, o que tem deixado a via intrafegável, devido ao pequeno espaço da via e dos tamanhos dos buracos”.

Aprovação

As indicações foram aprovadas pelos demais parlamentares e serão enviadas à administração municipal para análise e possível implementação.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza (AscomLeg)