Página inicial > Notícias > Vereador José Pavão requer implantação de UTI neonatal

Vereador José Pavão requer implantação de UTI neonatal

O número de crianças recém-nascidas prematuras com baixo peso ou problema de saúde, que necessitam se deslocar de Parauapebas para serem tratadas em outros municípios, tem crescido muito. Além disso, o tratamento do recém-nascido pode se estender por vários meses, dependendo da necessidade e característica do bebê. Muitos dos que necessitam de atendimento são pessoas pobres no sentido da lei, por isso, encontram dificuldades financeiras para arcar com transporte, alimentação e hospedagem.

• Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 16h59

Para sanar essa debilidade, o vereador José Pavão (MDB) pediu ao Executivo municipal que instale uma UTI neonatal preparada para atender bebês que nascerem antes das 37 semanas de gestação.

Na Indicação nº 287/2019, o parlamentar explicou que a falta de uma UTI neonatal tem ocasionado transtornos e constrangimentos. Por isso, ele considerou urgente a implantação da UTI constituída por uma equipe multiprofissional composta por neonatologista, pediatras, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para promoverem a saúde e o desenvolvimento do bebê.

Compreendendo a urgente necessidade de uma UTI neonatal no município, os demais vereadores aprovaram a indicação, que será enviada ao gabinete do prefeito Darci José Lermen e à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para realização de análise orçamentária do pedido e possível implementação.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg