Página inicial > Notícias > Vereadora sugere criação do cargo de assistente social e cessão de área para implantação de polo joalheiro

A vereadora Francisca Ciza (DEM) solicitou ao prefeito Darci Lermen, na sessão ordinária da última terça-feira (27), a criação do cargo de assistente social para atuar junto às escolas municipais e a cessão de uma área pública para a implantação de polo joalheiro. Os pedidos foram feitos, respectivamente, por meio das indicações n° 278/2019 e 279/2019.

• Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 16h30

Assistente social
Para criação do cargo, a vereadora lembra que em setembro do ano passado ela fez o mesmo pedido, mas até agora o Poder Executivo não havia atendido a solicitação, e por isso estava apresentando outra indicação.

Francisca Ciza diz reconhecer a importância do trabalho dos assistentes sociais e, em especial, a demanda crescente de interferência dos problemas sociais, financeiros e familiares no desenvolvimento das crianças e adolescentes, e a falta de profissionais devidamente qualificados para condução de tais situações dentro das escolas do município.

“A desigualdade social é produto de uma diversidade de fatores, dentre elas a falta de investimentos em educação de uma forma geral”, aponta a parlamentar, observando que a escola é o espaço para formação da cidadania e preparação para a profissionalização.

A vereadora acrescenta que a contribuição do serviço social na área escolar consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto, tais como evasão e baixo rendimento escolar, sexualidade e violência doméstica, que precisam necessariamente de intervenção conjunta com educadores, psicólogos e dirigentes governamentais, possibilitando consequentemente uma ação mais efetiva.

Francisca Ciza informou que no último dia 21 de agosto foi aprovado na Câmara dos Deputados o requerimento de uma deputada federal solicitando apreciação de uma matéria de criação do cargo de assistente social para atuar junto às escolas municipais em todo Brasil em regime de urgência.

Polo joalheiro
No pedido da área para instalação de polo joalheiro, a vereadora explica que o município desponta para o desenvolvimento do turismo e que a indicação está diretamente ligada a atrair investimentos e públicos voltados a conhecer a região e consumir produtos regionais que vão desde a agricultura familiar até o mercado de gemas e joias.

“Nossa região é rica em pedras preciosas e semipreciosas. Região como Garimpo das Pedras já possui sua história e lugar de destaque no tocante a isso”, enfatiza Francisca Ciza, justificando que com a criação do polo joalheiro Parauapebas terá a chance de reunir joalheiros e pequenos mineradores e lapidadores em um local e com foco voltado ao desenvolvimento da atividade com geração de emprego e renda.

Ela lembra que em 2017 foi dado o passo inicial para implantação do polo joalheiro em três fases, com a primeira sendo concluída com o diagnóstico da produção mineral e as seguintes irão compreender a estruturação e a implantação. Para isso, precisa de uma área para instalação do empreendimento.

Depois de serem apresentadas em plenário, as duas indicações foram aprovadas por unanimidade e agora elas devem ser encaminhadas para serem analisadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg