Página inicial > Notícias > Vereadores pedem obras de infraestrutura para bairros da cidade

Vereadores pedem obras de infraestrutura para bairros da cidade

Tema recorrente nos debates parlamentares, a infraestrutura do município voltou a ser destaque entre as discussões na sessão ordinária desta terça-feira (27).

• Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 11h07

Asfalto no Bairro Paraíso

Ao analisar as carências estruturais do município, o vereador Maridé Gomes da Silva (PSC) apontou a necessidade de recuperação asfáltica do Bairro Paraíso. O pedido foi apresentado ao plenário por meio da Indicação nº 288/2019. O vereador Maridé contou que as ruas do Paraíso estão com buracos na camada asfáltica, o que tem ocasionado sérios problemas aos moradores da localidade.

“Efetuar reparos nas ruas, além de garantir melhor qualidade de vida, proporcionará condições de prevenção de acidentes no trânsito. Assim, a área terá maior trafegabilidade e segurança”, destacou o vereador.

Vereador Maridé Gomes

Iluminação no Alto Bonito

Em seguida, a vereadora Joelma de Moura Leite (PSD) destacou a necessidade de iluminação pública ao redor do lago no Residencial Alto Bonito. Na Indicação nº 289/2019, a vereadora pediu ao Poder Executivo que instale lâmpadas “superled” no entorno do lago, que fica localizado às margens da Rodovia PA 160, no Residencial Alto Bonito.

Joelma explicou que na área não existe iluminação e que o local é frequentado por moradores, já que Parauapebas não dispõe de muitos espaços para a prática de atividades esportivas. Por isso, a localidade é utilizada para passeios, caminhadas, cultos religiosos e comemorações de aniversário.

Vereadora Joelma Leite

Ponto de Cultura no Primavera

Sempre presente nas atividades culturais, Joelma Leite passou a ser uma incentivadora das manifestações artísticas na cidade. Como já ressaltou inúmeras vezes em seus discursos na Câmara de Vereadores, as atividades culturais são um importante meio de obtenção do conhecimento e mantém estreita a relação com a educação, tornando-se uma política indispensável.

“O investimento à cultura deve estar presente nos planos e ações do governo municipal, principalmente nos bairros e nas comunidades, onde as ações culturais de fato se manifestam”, assegurou Joelma Leite.

Para contribuir com a manutenção e a propagação da cultura estabelecida em Parauapebas, a vereadora apresentou ao plenário a proposta de instalação de um Ponto de Cultura no Bairro Primavera. A proposta foi formalizada na Indicação nº 290/2019, em que a parlamentar contou que o Bairro Primavera é um dos mais antigos da cidade e quase nunca é agraciado com projetos desta natureza. E que um ponto de cultura no bairro irá promover cultura com momentos de lazer e, consequentemente, democratizar acessos, socialização e promoção da inclusão social.

Pátio para Escola Eurides Santana

Para proporcionar à Escola Municipal Eurides Santana um pátio, o vereador Zacarias de Assunção Vieira Marques (sem partido) pediu, na Indicação nº 286/2019, ao Executivo que realize um estudo de viabilidade para desapropriação da área na esquina da Rua JK com a Rua Valdir da Usina. A intenção é que a área seja utilizada para a construção de um pátio para a escola, que fica situada no Bairro Rio Verde.

Ao contar detalhes do pedido, o parlamentar atestou que, além de possuir excelente localização, a escola atende alunos de diversos bairros. Porém, não dispõe de espaço para acomodar os alunos antes do turno escolar, o que os obriga a se aglomerar nas ruas das proximidades da escola, além de se expor a riscos de acidentes e insalubridade do sol.

Vereador Zacarias Marques

Escola Infantil no Maranhão

Por fim, o vereador Zacarias Marques pediu que a administração municipal retomasse as obras da Escola Infantil no Bairro Maranhão.

Ao sujeitar para apreciação a Indicação nº 283/2019, o legislador atestou que a obra teve início em 2015 e tinha o término previsto para 2016. No entanto, ainda não foi concluída. “O local que era para comportar a escola encontra-se sem nenhuma edificação, exceto uma quadra de esportes que atende à antiga Escola Municipal Josias Leão. Além do prejuízo financeiro, a paralisação impossibilita o adequado atendimento escolar a centenas de crianças”, concluiu Zacarias Marques.

Aprovação

Ao serem colocadas para votação no plenário, todas as indicações foram aprovadas com unanimidade. Agora, os pedidos serão encaminhados à administração pública. Compete ao Poder Executivo a implementação das obras solicitadas pelos parlamentares.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)