Página inicial > Notícias > Ivanaldo Braz propõe construção de ciclovias e ponto de integração de ônibus coletivo

Buscando proporcionar mais saúde à população do município, o vereador Ivanaldo Braz (sem partido) apresentou duas indicações na sessão ordinária desta terça-feira (27), sugerindo ao prefeito Darci Lermen a construção de ciclovias nas principais avenidas da cidade e banheiros para a troca de roupas para os praticantes de ciclismo; e ponto de integração no Bairro Vila Nova dos ônibus que fazem o transporte coletivo nas linhas C1, C2 e C3.

• Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 10h51

Ciclovias
O pedido para construção das ciclovias foi feito por meio da Indicação n° 276/2019, na qual o vereador sugere que elas sejam implantadas em dois trechos, sendo um no perímetro que vai do “Pé Inchado" ao Centro Administrativo da Prefeitura, e o outro da Rodovia PA 160 ao Centro Administrativo, passando pela Câmara Municipal.

De acordo com Ivanaldo Braz, o poder público tem a obrigação de cuidar da saúde da população, além de valorizar e incentivar a prática de exercícios que só trazem benefícios aos praticantes de ciclismo e de outras modalidades desportivas.

Entre os benefícios propostos na indicação, o parlamentar enumera redução de gordura nos vasos sanguíneos, diminuição da glicemia, controle do diabetes, tonificação dos vasos sanguíneos, controle da pressão arterial, aumento da imunidade, estimulação e criação de glóbulos brancos, melhoria da respiração, entre outras vantagens.

“Construir espaço público para a prática de ciclismo é também contribuir para o melhor fluxo no trânsito e, consequentemente, na diminuição de gases poluentes produzidos pelos motores dos veículos, uma vez que os cliclistas diminuirão o uso de seus carros”, enfatiza Ivanaldo Braz.

Ponto de integração
Na Indicação n° 277/2019, o vereador explica que o terminal de integração servirá como ponto de apoio e proporcionará melhoria no controle dos ônibus coletivos, no atendimento aos trabalhadores do setor e aos que fazem uso do transporte coletivo.

“Sugiro que o terminal seja construído em anexo à praça do Bairro Vila Nova ou em outro espaço público existente no local que melhor atenda à categoria e aos passageiros de transporte público”, informa o parlamentar.

As duas indicações foram aprovadas por unanimidade pelos demais vereadores e agora seguem para serem apreciadas pelo prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Josiane Quintino / Fotos: Kleyber de Souza / Ascomleg