Página inicial > Notícias > Francisca Ciza requisita ao Executivo correção cirúrgica gratuita no HGP

Francisca Ciza requisita ao Executivo correção cirúrgica gratuita no HGP

A vereadora Francisca Ciza (DEM) pediu ao Poder Executivo que realize convênio entre Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e médicos cirurgiões plásticos que atuam em Parauapebas para a realização de tratamento ou correção cirúrgica "orelha de abano” nas crianças do município que alegarem constrangimento.

• Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 12h49

A parlamentar apresentou o pedido ao plenário na sessão ordinária desta terça-feira (20), por meio da Indicação nº 255/2019.

Vereadora Francisca Ciza durante a leitura da proposição

A proposta é que o trabalho dos médicos seja voluntário, para que, assim, o erário não seja onerado. Na indicação, a parlamentar explicou que o nome da cirurgia é otoplastia e as crianças podem realizá-la a partir dos seis anos de idade.

As correções de orelhas são realizadas para minimizar deformidades assimetrias de forma, tamanho e angulação, no caso do abano, em orelhas mal formadas de nascença ou que sofreram deformidades após traumatismo.

Caso a proposta de criação do convênio seja acolhida pelo Executivo, o procedimento será realizado no Sistema Único de Saúde (SUS) e baseado no grau de incômodo que o paciente apresente.

A parlamentar, que é professora de carreira da rede pública municipal, contou que no decorrer de sua experiência na sala de aula vivenciou muitos casos de bullying, o que deixava algumas crianças constrangidas.

“Aos seis anos, quando pode realizada a cirurgia, é a época em que as crianças estão em fase de alfabetização. Se a criança se sentir incomodada, devemos proporcioná-la a oportunidade de realizar a cirurgia de correção”, ressaltou Francisca Ciza.

Por fim, a parlamentar destacou que o Hospital Geral de Parauapebas (HGP) possui condições estruturais para realizar os procedimentos apontados.

Ao apreciar a sugestão apresentada por Francisca Ciza, os vereadores entenderam que o convênio solicitado irá ocasionar melhorias na qualidade de vida das crianças que seriam beneficiadas, por isso aprovaram unanimemente o pedido. Com a aprovação, a indicação será enviada para análise do Executivo municipal.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)