Página inicial > Notícias > Vereadora Eliene solicita capacitação em primeiros socorros para servidores de escolas

No ano passado, 192 estudantes de Parauapebas foram parar no hospital, em razão de lesões, engasgos, envenenamentos, sufocamentos, dores e afins. Nos últimos quatro anos, três alunos morreram vítimas de acidentes dentro do ambiente escolar.

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 09h09

Estas informações foram apresentadas pela vereadora Eliene Soares (MDB) para solicitar ao gestor municipal, na Indicação n° 233/2019, a capacitação em primeiros socorros dos servidores das escolas públicas da rede municipal de ensino.

No entendimento da parlamentar, com os funcionários das escolas preparados para o atendimento, muitas fatalidades poderão ser evitadas.

“A capacitação de profissionais lotados nas escolas para prestar os primeiros socorros pode contribuir para, inclusive, salvar a vida das crianças, tendo em vista que nem sempre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência [Samu] vai conseguir atender situações inesperadas e repentinas com a rapidez que cada caso ou condição de saúde exigir. O período entre o acionamento do Samu e a chegada da equipe móvel pode custar uma vida”, justificou.

Além disso, Eliene informou que a exigência desse tipo de capacitação será obrigatória, pois no ano passado foi aprovado pelo Congresso Nacional um projeto de lei determinando que professores e funcionários de escolas de ensino básico, públicas e privadas, sejam capacitados em primeiros socorros. Pela lei, os treinamentos têm de ser ofertados anualmente, a fim de que qualquer um consiga agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.

A Indicação n° 233/2019 foi aprovada por todos os vereadores presentes à sessão e será enviada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleiber de Souza / Ascomleg