Página inicial > Notícias > Escola em tempo integral e padronização de calçadas são propostas por Eliene Soares

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas realizada terça-feira (25), a vereadora Eliene Soares (MDB) pediu na Indicação n° 216/2019 a implantação de tempo integral na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elisaldo Ribeiro, e, na Indicação n° 217/2019, solicitou a construção e a padronização de calçadas nos bairros União e Liberdade.

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 10h16

Tempo integral
Na Indicação n° 216/2019, Eliene relata que, apesar de Parauapebas ser uma cidade rica, não possui nenhuma unidade de educação que funcione em tempo integral e o município precisa cumprir com o Plano Nacional de Educação (PNE), para o período de 2014 a 2024.

O PNE estabelece, entre outras ações, a oferta de educação em tempo integral, em no mínimo 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica.

Para iniciar o cumprimento dessa meta, a vereadora sugere que seja implantado o regime de tempo integral na Escola Elisaldo Ribeiro, localizada no Bairro Liberdade, que atualmente atende cerca de 340 estudantes do 1º ao 9º ano.

Eliene relata que a referida escola dispõe de uma boa estrutura e é a 5ª melhor no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a 4ª melhor nos anos finais deste ciclo.

“Cabe esclarecer que educação integral não significa simplesmente que o aluno passa mais tempo na escola. É muito mais do que isso. O estudante convive com múltiplas oportunidades de aprendizagem, seguindo um programa político-pedagógico estabelecido. Entra em contato com as atividades culturais, de arte, esporte, ciência e tecnologia, tanto na teoria quanto na prática”, explicou.

Calçadas
Objetivando incentivar pessoas que fazem caminhada, bem como facilitar a acessibilidade e a locomoção da população, Eliene solicitou, por meio da Indicação n° 217/2019, a construção e a padronização de calçadas nas ruas 10 e 11, no Bairro União, e nas ruas Santa Catarina e Vinícius de Moraes, no Bairro Liberdade.

No entendimento da vereadora, o poder público precisa garantir o mínimo de infraestrutura para que, pelo menos, uma caminhada semanal seja realizada pelas pessoas para eliminar o estresse, melhorar a circulação, o condicionamento físico, o corpo e a mente.

Eliene informa que muitos moradores dos bairros União e Liberdade, que já praticam caminhada, reclamam da falta de padronização das calçadas. “As pessoas disputam espaço no meio da rua com carros e motos. Assim, na luta para conseguir saúde, muitos cidadãos correm o risco de sofrer acidentes”, relatou.

Aprovação
As duas proposições de Eliene Soares foram aprovadas e serão enviadas para o prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleiber de Souza / Ascomleg