Página inicial > Notícias > Francisca Ciza propõe instalação de unidade descentralizada de tratamento de hemoterapia

Em 2018, a vereadora Francisca Ciza (DEM) pediu ao chefe do Executivo municipal, Darci Lermen, a cessão de um imóvel público para o Governo do Estado do Pará instalar uma unidade descentralizada de tratamento de hemoterapia, portanto, instalações adequadas para banco de sangue, mas até agora o pedido não foi atendido.

• Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 10h52

Na sessão ordinária de terça-feira (18), a vereadora pediu novamente a viabilidade para a instalação de uma unidade de hemoterapia na cidade. Ao apresentar a Indicação nº 206/2019, Francisca Ciza solicitou a reativação do processo de negociação com o Governo do Estado.

A vereadora contou que o objetivo é solucionar um grande problema de saúde pública, já que a população tem dificuldade em obter bolsas de sangue para tratamentos médicos e cirúrgicos.

A parlamentar explicou ainda que em Parauapebas existe apenas uma agência transfusional de pequeno porte que funciona dentro do Hospital Geral de Parauapebas (HGP). “Com essa pequena estrutura, temos que atender todo o serviço de saúde, público e privado, que necessita de sangue e outros elementos sanguíneos”, destacou Francisca Ciza.

A unidade existente no HGP ainda fornece sangue e hemoderivados para os hospitais municipais de Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis.

A legisladora apresentou também dados da demanda de sangue na região, afirmando que no ano passado foram gerenciadas em torno de 250 bolsas de sangue por mês, sendo necessário ampliar esta quantidade para atender melhor à população da região de Carajás.

A coleta de sangue no município de Parauapebas é realizada em campanhas ocorridas, normalmente, duas vezes ao ano. “Sempre batemos o recorde em doação; temos a maior adesão do estado nas campanhas de doação”, finalizou a parlamentar.

Após a explanação de Francisca Ciza sobre a necessidade de uma unidade completa do Hemopa no município, os vereadores aprovaram a indicação e manifestaram apoio à causa, já que uma unidade completa do Homopa vai viabilizar terapias sanguíneas e suporte aos pacientes portadores de doenças sanguíneas, como anemias crônicas.

A proposição aprovada será encaminhada ao Executivo municipal para que se promova a análise de realização do pedido.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Kleyber de Souza (AscomLeg)