Página inicial > Notícias > Vereadora indica implantação de sistema de prontuário eletrônico na rede pública de saúde

Para melhorar e modernizar os serviços na rede pública de saúde do município, a vereadora Joelma de Moura Leite (PSD) pediu ao Poder Executivo que implante o sistema de prontuário eletrônico (PEP).

• Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 12h01

Conforme explicou a vereadora na sessão ordinária de terça-feira (18), o estabelecimento hospitalar é responsável pelo preenchimento completo e correto do prontuário de cada paciente e os administradores compartilham a responsabilidade com os profissionais de saúde sobre a manutenção da documentação das atividades ocorridas com o paciente durante sua estadia na unidade hospitalar.

E que, por ser o prontuário um instrumento valioso para o paciente e para todos os profissionais da saúde, o correto e completo preenchimento tornam-se grandes aliados para avaliação da qualidade de assistência prestada.

“A prática digital, exigência da atual sociedade da informação, dispõe hoje de ferramentas e instrumentos que podem apoiar na organização e administração da rede municipal de saúde, com a captura, o armazenamento e o processamento das informações do paciente, bem como procedimentos e orientações”, explicou Joelma Leite.

Na Indicação nº 204/2019, em que oficializou o pedido de implementação do PEP, a legisladora ressaltou que o prontuário do paciente e as fichas clínicas utilizadas pelos profissionais da saúde são constituídos de um conjunto de documentos padronizados, contendo informações geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência prestada a ele, de caráter legal, sigiloso e científico. E, ainda, possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.

“Além da grande quantidade de informações contida nos prontuários médicos, são muitas as queixas relacionadas à ilegibilidade das informações, o que pode trazer danos irreversíveis ao paciente”, afirmou a parlamentar.

Para garantir a integridade das informações entre toda equipe que presta assistência ao paciente, e tendo em vista que a cada dia aumenta o número de profissionais da área da saúde ligados à prática digital, sendo a figura do prontuário eletrônico do paciente uma realidade nas diferentes instituições de saúde, os vereadores aprovaram o pedido, que será encaminhado à administração municipal e à Secretária de Saúde, para analise e possível implementação da proposta.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / Ascomleg