Página inicial > Notícias > Eliene Soares indica construção de sede própria para escola de música e de mais duas unidades de ensino

A construção de sede própria da Escola de Música Maestro Waldemar Henrique; de uma escola de Educação Infantil, no Bairro Cidade Jardim; e outra de Ensino Fundamental, no Bairro Casas Populares I, foi objeto de três proposições apresentadas por Eliene Soares (MDB), na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira (11).

• Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 10h46

Escola de música
A sede própria para a escola de música foi solicitada por meio da Indicação n° 188/2019, com o intuito de acabar com o ônus decorrente dos gastos com aluguel, bem como garantir a oferta contínua e aprimorada do serviço de educação musical.

Segundo a vereadora, a locação do imóvel para funcionamento da instituição custa cerca de R$ 120 mil por mês para os cofres da Secretaria Municipal de Cultura.

“Diante da destacada importância da Escola de Música Waldemar Henrique para a formação de alunos e o engajamento social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio da música, propõe-se à Prefeitura de Parauapebas a construção de um espaço próprio para que o órgão possa desenvolver suas atividades de maneira plena e eficaz, contribuindo significativa e continuamente com o desenvolvimento do município”, argumentou Eliene Soares.

Escola de educação infantil
Já na Indicação n° 189/2019, a vereadora pediu que a prefeitura construa escola municipal de educação infantil numa área localizada na Rua N-18, Bairro Cidade Jardim, para beneficiar cerca de mil crianças que atualmente estudam em imóveis locados pela prefeitura.

Eliene Soares relata que as unidades de educação infantil Cora Coralina e a extensão da Ruth Rocha sinalizam que é necessário construir mais escolas, pois elas funcionam há anos em imóveis alugados pela Secretaria Municipal de Educação, que custam cerca de R$ 10 mil por mês.

“A problemática da falta de escolas no município vem se arrastando e se acumulando de maneira perigosa, em vias de provocar um colapso na infraestrutura da rede municipal de ensino. Esse processo gera ônus à prefeitura e causa aborrecimento aos pais e responsáveis, que veem seus filhos estudando em prédios com condições não muito adequadas para o processo de ensino aprendizagem, os tais anexos”, destacou Eliene Soares.

A parlamentar sugeriu ainda que os recursos para construção da escola venham dos R$ 100 milhões que o município conseguiu, por meio da Câmara, em acordo com a mineradora Vale, em royalties atrasados.

Escola de ensino fundamental
Por fim, Eliene pediu na Indicação n° 190/2019 a construção de uma escola municipal de ensino fundamental numa área pública sem utilização que seria destinada ao Clube dos Servidores, no Bairro Casas Populares I.

De acordo com a vereadora, os anexos das escolas Eunice Moreira e Olga da Silva atendem cerca de 1.200 alunos e funcionam em prédios alugados que custam aproximadamente R$ 40 mil por mês aos cofres públicos. A sugestão é para que seja construída uma escola para atender aos estudantes dessas duas unidades.

“Cálculos efetuados pela assessoria do meu gabinete e da Secretaria Municipal de Educação apontam que cerca de nove mil alunos estudam hoje em prédios alugados para servirem de escola. É um volume muito alto de estudantes em ‘puxadinhos’ e afins. Uma das áreas que sentem na pele a falta de infraestrutura é o complexo Altamira, onde as escolas públicas ficaram pequenas demais para absorver tantos alunos”, enfatizou.

Providências
As três indicações de Eliene Soares foram aprovadas pelos demais vereadores e serão enviadas para análise e devidas providências do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleiber de Souza / Ascomleg