Página inicial > Notícias > Francisca Ciza solicita criação do Dia Municipal de Apoio e Conscientização ao Dia Mundial do Rim

A vereadora Francisca Ciza (DEM) sugeriu ao governo municipal a criação do Dia Municipal de Apoio e Conscientização ao Dia Mundial do Rim. O pedido foi feito na sessão ordinária desta terça-feira (26), por meio da Indicação n° 60/2019.

• Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 17h41

De acordo com a vereadora, os casos de pessoas sendo acometidas de patologias renais no município e no mundo vêm aumentando consideravelmente, preocupando as autoridades em saúde.

Ela explica que as patologias renais são decorrentes de diversas outras patologias. Com a vida mais acelerada do mundo moderno, as pessoas têm se descuidado muito mais no tocante à patologia, que antes era menos expressiva, como hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras.

Francisca Ciza acrescenta que o paciente renal crônico gera um alto custo de tratamento ao sistema de saúde, e por vezes o deixa indispensável para o mercado de trabalho, em virtude das complicações e debilidade física causadas por estas patologias renais.

“Visando um trabalho mais efetivo contra o alto crescimento dessa patologia, buscamos estabelecer o Dia Municipal de Apoio e Conscientização ao Dia Mundial do Rim, com data fixa na segunda quinta-feira do mês de março, anualmente”, solicita a propositora, que teve sua indicação aprovada por seus pares.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Anderson Souza / Ascomleg