Página inicial > Notícias > José Pavão solicita campanha de combate, prevenção e tratamento de leishmaniose

José Pavão solicita campanha de combate, prevenção e tratamento de leishmaniose

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, ocorrida excepcionalmente nesta quinta-feira (7), o vereador José Pavão (MDB) sugeriu ao governo municipal a realização de uma campanha de combate, prevenção e tratamento da leishmaniose, começando pelo Bairro Cidade Jardim, onde o número de pessoas e de animais contaminados é bastante assustador. A proposição foi apresentada por meio da Indicação n° 29/2019.

• Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 12h34

De acordo com o vereador, o número de pessoas e animais contaminados com leishmaniose é alarmante na cidade, principalmente no Bairro Cidade Jardim, onde a proliferação de insetos transmitindo a doença vem preocupando a população.

Como alternativa para evitar a doença, José Pavão sugere que a comunidade utilize métodos como uso de repelentes, mosquiteiros de malha fina; faça limpeza de quintais e terrenos; coloque telas em portas e janelas; poda de árvores, destino adequado de lixo orgânico, limpeza periódica dos abrigos de animais domésticos, entre outras.

O parlamentar lembra que uma das maneiras de controlar a leishmaniose pelos órgãos de vigilância sanitária é a eutanásia de cães afetados com a doença, ou seja, o sacrifício desses animais.

Depois de ser apresentada em plenário, a indicação foi aprovada pelos demais vereadores e agora ela será encaminhada para ser avaliada pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Anderson Souza / Ascomleg