Página inicial > Notícias > Francisca Ciza propõe geração de energia elétrica através do sistema de energia solar nas escolas

Tendo em vista que a energia solar é uma fonte energética limpa, renovável e sustentável, a vereadora Francisca Ciza (DEM) propôs ao prefeito Darci Lermen, por meio da Indicação n° 6/2019, que viabilize a geração de energia elétrica através do sistema de energia solar nas escolas de Parauapebas e demais unidades que compõem a Secretaria Municipal de Educação.

• Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 16h32

A vereadora argumenta que é crescente o aumento da demanda por abastecimento energético na indústria, agricultura, comércio e serviços, forçando a sociedade a buscar alternativas mais sustentáveis. E aponta a energia solar como uma importante opção para preservação do meio ambiente.

“A energia solar é uma das alternativas energéticas mais promissoras do novo milênio. O sol é fonte de energia renovável e o seu aproveitamento, tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para o futuro”, relatou Francisca Ciza.

A parlamentar argumentou que o momento é propício para utilizar a energia solar, pois as pessoas estão mais conscientes quanto à necessidade de buscar fontes de energia renováveis e mais receptíveis a mudança de hábitos, a fim de preservar o planeta. Além disso, o clima da região contribui bastante para que o uso da energia solar torne-se uma prioridade.

“Precisamos aproveitar o fato de estarmos localizados em uma área na qual o sol está presente na maior parte do ano e mesmo em dias nublados é possível a geração desse tipo de energia. Temos um custo financeiro inicial de implantação, que é compensado em cerca de três anos, mas o retorno em conscientização dos nossos alunos, da população em geral e acima de tudo a preservação do meio ambiente não pode ser quantificado”, enfatizou a vereadora.

Votação
Todos os vereadores votaram a favor da Indicação n° 6/2019, na sessão da Câmara Municipal realizada na última terça-feira (19). A proposição será enviada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg