Página inicial > Notícias > Zacarias Marques propõe recuperação de avenida no Bairro Tropical e arborização para Bairro Apoena

O vereador Zacarias Marques (sem partido) apresentou duas indicações na sessão ordinária desta terça-feira (11), sugerindo recuperação da Avenida Castanheira, no Bairro Tropical (Indicação n° 380/2018); e propondo a implantação de estudo de viabilidade para arborização das ruas e avenidas do Bairro Apoena (Indicação n° 381/2018).

• Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 17h07

Avenida Castanheira
De acordo com o vereador, a citada avenida é via de acesso aos bairros Tropical, Ipiranga e a ocupação Linhão, indispensável para a locomoção de inúmeras pessoas, veículos do transporte coletivo de passageiros, ônibus escolares, carros e motocicletas, mas atualmente se encontra quase que intrafegável.

“Passar por ali tem se tornado a cada dia mais difícil, devido às péssimas condições em que se encontra a pavimentação asfáltica e a cada dia mais deteriorada”, reclama Zacarias Marques, adicionando que moradores daqueles bairros o procuraram e pediram urgência na recuperação da avenida.

Arborização de vias
No pedido para implantação de arborização de vias no Bairro Apoema, o parlamentar destaca que a manutenção de áreas verdes no meio urbano promove benefícios ao meio ambiente, tais como regulação do clima, redução da poluição atmosférica, redução da velocidade dos ventos, conservação da qualidade do solo, controle da poluição sonora, opções de recreação e lazer em parques, escolas, praças, valorização dos imóveis e ornamentação das cidades.

Zacarias Marques defende que a arborização do Bairro Apoena poderá, por sua localização, ser usada como projeto piloto para conscientizar a comunidade de Parauapebas sobre a importância da manutenção dos recursos naturais e promover uma estrutura ambiental mais confortável nos bairros de Parauapebas.

“O projeto poderá envolver estudantes, associações e membros da comunidade que se proporem a participar, dando a isto incentivo para o despertar da consciência ambiental, trazendo como resultado e envolvimento social e melhor qualidade de vida”, justifica.

Considerando importantes para a comunidade, os demais vereadores aprovaram as duas proposições, e agora elas serão encaminhadas para avaliação do Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Orion Lima / Ascomleg