Página inicial > Notícias > Joelma Leite pede mudanças em vias dos bairros Betânia e Cidade Jardim

Joelma Leite pede mudanças em vias dos bairros Betânia e Cidade Jardim

Na sessão da Câmara de Parauapebas desta terça-feira (13), a vereadora Joelma Leite (PSD) apresentou duas proposições: a Indicação n° 339/2018, na qual sugeriu a implementação de sentido único nas avenidas Nicodemos e Bom Jesus, no Bairro Betânia; e a Indicação n° 340/2018, sugerindo a construção de ciclovia e passeio público em toda extensão da Avenida dos Ipês, no Bairro Cidade Jardim.

• Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 10h52

Bairro Betânia
De acordo com a vereadora, com a mudança para sentido único das avenidas citadas, pretende-se melhorar a trafegabilidade naquele local, que é bastante movimentado, bem como aumentar a segurança da população.

“A ideia central consiste em desafogar o grande trânsito advindo da Avenida Inglaterra, que em seu início, no Bairro Novo Horizonte, se apresenta duplicada, mas nas proximidades das avenidas Nicodemos e Bom Jesus se torna via única, causando afunilamento do trânsito e consequentemente transtornos nos cruzamentos das ruas”, relatou Joelma Leite.

Cidade Jardim
A construção de ciclovia e passeio público na Avenida dos Ipês tem como finalidade também dar mais fluidez ao trânsito e segurança à população, segundo Joelma, tendo em vista que a avenida é uma via importante de Parauapebas, localizada em um dos maiores bairros da cidade e interliga as rodovias PA 275 e PA 160.

“Indiscutível é a importância de vias estruturadas e sinalizadas para a garantia de um trânsito municipal fluído e seguro. A referida via atrai diariamente milhares de trabalhadores e consumidores, muitos deles utilizando bicicleta para se locomoverem. Ademais, trata-se de um bairro grande e populoso, e a existência de tais aparelhos públicos garantirá maior qualidade de vida aos moradores locais, seja na prática de atividades físicas ou de lazer”, enfatizou a parlamentar.

Joelma destacou ainda que, apesar de as obras propostas se destinarem a ciclistas e pedestres, elas refletirão em todo o trânsito, inclusive de veículos automotores, que terão as vias mais livres e organizadas, reduzindo o número de acidentes.

“Para tanto, é importante mencionar que, além da construção das benfeitorias desejadas, se faz necessário a implementação de uma sinalização de excelência, com o uso de placas, pintura de faixas e uso de segregador”, defende a vereadora.

Encaminhamento
As duas indicações foram aprovadas e serão encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen e dos secretários municipais de Segurança Institucional, Wanterlor Bandeira; e de Obras, Maria Silvana.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Orion lima / Ascomleg