Página inicial > Notícias > Horácio Martins pede Unidade Básica de Saúde para Bairro Nova Carajás

Horácio Martins pede Unidade Básica de Saúde para Bairro Nova Carajás

O vereador Horácio Martins (PSD) propôs ao gestor municipal a implantação de uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Nova Carajás. A solicitação foi feita por meio da Indicação nº 180/2018, na sessão ordinária da última terça-feira (29).

• Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 13h34

Horácio Martins defende na proposição que o Programa de Saúde da Família (PSF) foi criado no país em 1994 como estratégia para organizar os serviços de saúde a partir da atenção básica, procurando pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O parlamentar acrescenta que, a partir de uma concepção de trabalho que notabiliza pela proposta do estabelecimento de inter-relação entre os vários setores responsáveis pela assistência à saúde com a população, o PSF propõe uma ação mais ampliada nesses setores, que inicia na Unidade Básica de Saúde (UBS) e vai até os níveis de maior complexidade na rede de serviços.

“Hoje o Bairro Nova Carajás conta com aproximadamente 10 mil habitantes. Nesse sentido, em atendimento aos anseios dos moradores da localidade, que cada vez mais estão ficando distantes de atenção da administração municipa1, solicito a construção e consequentemente implantação e funcionamento de uma UBS naquele bairro, haja vista que a comunidade se localiza a mais de dois quilômetros da única UPA e mais distante ainda do HGP”, explica Horácio Martins.

A Indicação nº 180/2018 foi aprovada pelos demais vereadores em plenário e agora segue para ser apreciada pelo Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Foto: Anderson Souza / Ascomleg