Página inicial > Notícias > Implantação de rede de esgoto no Bairro da Paz e asfalto nos bairros São Lucas II e Popular I são pedidos por vereador Rafael

Na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira (22), o vereador Rafael Ribeiro (MDB) apresentou três proposições solicitando ao prefeito Darci Lermen e secretários municipais obras de saneamento básico e pavimentação asfáltica.

• Publicado: Quinta, 24 de Mai de 2018, 09h39

Rede de esgoto
Por meio da Indicação nº 175/2018, Rafael propõe a implantação de rede de esgoto sanitário em todas as ruas do Bairro da Paz. De acordo com o vereador, apesar de o referido bairro figurar entre os mais antigos da cidade, ele ainda não possui saneamento básico.

“Constantemente os moradores recorrem ao caminhão limpa fossa para esgotamento das mesmas. Além disso, as ruas sofrem o drama de águas sujas, que escorrem por suas sarjetas, causando um odor incômodo nas portas das residências e do comércio. Há ainda a proliferação de animais roedores e insetos que se propagam em grande escala. Essas condições favorecem o crescimento de doenças epidêmicas que, certamente, com uma rede de esgoto, serão amenizadas e até mesmo erradicadas”, relatou Rafael Ribeiro.

Bairro São Lucas II
Em seguida, Rafael Ribeiro apresentou a Indicação nº 176/2018, solicitando pavimentação asfáltica da Rua Araçagi, no Bairro São Lucas II, localizado no Complexo VS 10.

“São muitos os transtornos causados aos moradores e transeuntes da via citada. No período chuvoso, essa rua conta com diversos pontos de alagamento, pois a mesma não tem sarjeta para escoamento das águas, gerando imensos lamaçais. Já no período do verão, há excesso de poeira, devido ao trânsito intenso de veículos. Crianças e idosos são severamente acometidos por enfermidades respiratórias, sem contar os inúmeros buracos ao longo da rua e falta de calçadas para maior segurança na locomoção dos pedestres”, argumentou o vereador na justificativa da matéria.

Bairro Popular II
Por fim, o parlamentar pediu, na Indicação nº 177/2018, a pavimentação asfáltica da Rua Abraão e avenidas Buriti e Guaçu, no Bairro Popular II.

“Esses logradouros necessitam com urgência de pavimentação asfáltica, pois se encontram em precário estado, gerando transtornos na trafegabilidade. Sem escoamento de águas e sem calçadas, se tornaram uma grande preocupação para os moradores daquela região, que vivem períodos tortuosos de muita lama ou excesso de poeira, ocasionando diversos problemas de saúde. Os buracos existentes no perímetro são responsáveis por constantes avarias nos veículos e incidentes de assaltos, uma vez que a velocidade é obrigatoriamente reduzida”, informou Rafael Ribeiro.

Aprovadas
As três indicações foram aprovadas por unanimidade e serão encaminhadas ao prefeito Darci Lermen, à secretária municipal de Obras, Maria Silvana; e ao diretor executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Sérgio Balduíno.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg