Página inicial > Notícias > Francisca Ciza propõe implantação de unidade oncológica de alta complexidade

Francisca Ciza propõe implantação de unidade oncológica de alta complexidade

Com o intuito de garantir a universalidade e integralidade do acesso da população aos serviços de saúde, a vereadora Francisca Ciza (DEM) propôs ao prefeito Darci Lermen, por meio da Indicação nº 94/2018, que encaminhe à Câmara Municipal projeto de lei dispondo sobre a implantação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Geral de Parauapebas (HGP).

• Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 12h40

De acordo com a vereadora, como Parauapebas é habilitado em gestão plena, tem a responsabilidade de garantir o acesso universal, igualitário e integral ao Sistema Único de Saúde (SUS), tanto à própria população, estimada em cerca de 200 mil habitantes, quanto à população referenciada dos três municípios do entorno da Serra dos Carajás: Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, obedecendo à Programação Pactuada Integrada (PPI).

“Assim, o Hospital Geral de Parauapebas Manoel Evaldo Benevides Alves deve ser o estabelecimento de saúde a ser habilitado perante o Ministério da Saúde como Unacon, com serviço de quimioterapia e cirurgias oncológicas, tendo em vista a necessidade da execução dos serviços médicos hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade de oncologia aos pacientes do SUS”, ressaltou.

Francisca Ciza relatou ainda que a luta pela implantação de assistência de alta complexidade do câncer em Parauapebas atende a um clamor popular antigo, representado pelo Conselho Municipal de Saúde e pelo Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan).

A vereadora apresentou ainda números da incidência da doença no Brasil e em Parauapebas, destacando a necessidade de adotar medidas para prevenção e tratamento do câncer.

“O acesso aos recursos federais e da parceria com o governo estadual torna-se primordial para a melhoria dos serviços de saúde e para o amplo acesso de todo e qualquer cidadão ao tratamento contra o câncer, como forma de garantir-lhe o direito constitucional à saúde”, enfatizou.

Aprovação
A Indicação nº 94/2018 foi aprovada por todos os parlamentares presentes e será encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Lucas Dias / Ascomleg