Página inicial > Notícias > Recuperação de estradas, implantação de faixa de pedestres e construção de praça são solicitadas por Zacarias

Três proposições foram apresentadas pelo vereador Zacarias Marques (PSDB) na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira (20).

• Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 11h18

A recuperação da estrada vicinal entre a Rodovia PA 160 e a Vila Cedere I, na zona rural do município, foi pedida por meio da Indicação nº 58/2018. Na matéria, o vereador argumenta que a referida via é um importante acesso da vila a Parauapebas e demais cidades da região.

“Essa estrada é por onde os moradores da Vila Cedere I passam para irem à cidade, onde fazem suas operações bancárias e comerciais, além de acessarem os serviços públicos. É também por esta vicinal que os produtores daquela região escoam seus diversos produtos, levando melhor qualidade de vida aos seus entes familiares, e também proporcionando à população urbana a condição de adquirir itens indispensáveis à alimentação, e ao município captação de recursos através de tributos. A recuperação da vicinal é um exercício de investimento no bem-estar de todos, mas especificamente daquela população”, ressaltou Zacarias Marques.

Faixa de pedestres 3D
Outra solicitação de Zacarias foi realizada na Indicação nº 63/2018, na qual o parlamentar propõe a recuperação das faixas de pedestres e implantação de novas faixas em 3D (tridimensional) nas ruas de Parauapebas.

O vereador explicou que o novo modelo das faixas, em 3D, causa uma ilusão de ótica no condutor, que visualiza as faixas com aparência de obstáculo e os leva a reduzir a velocidade. Já o pedestre também se sentirá atraído a usá-la “pela sua modernidade que salta aos olhos e mexe com os sentidos”.

“A ideia foi implantada em diversas cidades pelo mundo e já está presente em algumas cidades brasileiras, com significativa redução nos índices de acidentes, antes cometidos contra pedestres. Acredito que terá a mesma recepção e resultados em nosso município, que necessita de providências no sentido de reduzir o número de acidentes, muitos deles ocorridos na travessia das faixas”, enfatizou o parlamentar.

Praça
Por fim, Zacarias Marques sugeriu, na Indicação nº 64/2018, que o prefeito Darci Lermen providencie a construção de uma praça para realização de eventos no espaço onde funcionava a antiga Feira do Produtor, na Praça dos Metais.

Na opinião do vereador, a atual Praça de Eventos, localizada entre a Rua E e a Rodovia PA 275, no Bairro Cidade Nova, já não comporta mais os grandes shows, as feiras e demais festividades que são realizados na cidade, causando transtornos pelas mudanças que são feitas no trânsito em dias que antecedem e durante a realização dos eventos.

“Outro indicativo que traz coerência à construção de uma nova praça de eventos é a destinação de uma área ociosa que, pelo seu espaço e localização, além de não ser uma área residencial, mostra ser adequada para tal fim. Será uma oportunidade de trazer ordenamento e conforto tanto aos que participam dos eventos quanto aos outros. Além disso, o novo espaço proposto não requer grandes investimentos e continuará fomentando o comércio do entorno”, argumentou Zacarias Marques.

Encaminhamento
As três indicações foram aprovadas e serão encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen e secretários responsáveis.

Texto – Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg