Página inicial > Notícias > Vereadora Kelen indica benfeitorias para bairros Morada Nova, Betânia e Altamira

Asfalto, manutenção da iluminação, distribuição de água e limpeza de vias estão entre as melhorias solicitadas pela vereadora Kelen Adriana (PTB) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (20), por meio de três proposições.

• Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 11h23

Bairro Morada Nova
Na Indicação nº 57/2018, Kelen sugeriu que a prefeitura faça a recuperação e pavimentação asfáltica de todas as ruas do Bairro Morada Nova, com o intuito de gerar qualidade de vida para os moradores da localidade, além de proporcionar mais trafegabilidade de veículos e pedestres.

Segundo a vereadora, a comunidade do referido bairro sofre no período chuvoso, com enxurradas que alagam as casas e ruas, dificultando o ir e vir dos cidadãos, danificando carros e motocicletas que diariamente transitam ou tentam transitar por essas vias, fazendo manobras perigosas, o que, de certa forma, poderá ocasionar acidentes graves e danificação do patrimônio.

Moradores informaram à parlamentar que o abandono por parte do poder público é um problema antigo. “Esse drama já vem se estendendo por aproximadamente 15 anos, causando dor e indignação por partes dos moradores residentes do bairro”, denuncia Kelen Adriana.

Além disso, de acordo ainda com a vereadora, há também o risco iminente de deslizamento de encostas no bairro. “Entendemos que a melhor alternativa para resolver essa problemática é anulando os riscos ambientais ou, no mínimo, amenizar a situação com a aplicação de ações preventivas. Atendendo ao apelo dramático dos moradores que estão sofrendo terrivelmente com a falta de pavimentação das ruas do Bairro Morada Nova, estou apresentando esta indicação”.

Bairro Betânia
Em seguida, Kelen Adriana pediu, por meio da Indicação nº 65/2018, a execução de serviços de pavimentação asfáltica das ruas, instalação e manutenção de iluminação pública e regularização do serviço de distribuição de água tratada no Bairro Betânia.

Em visita realizada à comunidade citada, os moradores informaram à vereadora sobre os dramas que eles têm vivido, afirmando que diversas ruas do Betânia nunca foram asfaltas, além da falta de iluminação pública em quase todas as vias.

“Os munícipes também destacaram a controvérsia vivida em relação à água, pois existe uma caixa d'água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas [Saaep] no centro do bairro, mas, por incrível que pareça, nas ruas que cercam a mesma caixa d'água os moradores ficam até cinco dias sem água, tendo que serem supridos por um caminhão pipa, se não bastasse ter que viver uma ‘seca’ sem fim. Segundo os próprios residentes, até os canos da tubulação de água precisaram ser comprados por eles”, relatou Kelen Adriana.

Bairro Altamira
Posteriormente, a parlamentar apresentou a Indicação nº 66/2018, na qual solicitou limpeza, recuperação asfáltica, calçada e meio fio das ruas Domingos Cardoso, Nicodemos e Tocantins, e na Avenida Amsterdã, no Bairro Altamira.

“As vias citadas se encontram em péssimas condições para o tráfego de veículos e travessia de pedestres. Há muitos buracos, acúmulo de água e lama no local. Estas são algumas das reclamações das pessoas que dia após dia precisam transitar por estas vias. Por serem as principais ruas de acesso à Escola Domingos Cardoso e uma importante ligação entre os bairros Altamira, Betânia e Casas Populares 1 e 2, necessitam de maior atenção por parte do serviço público”, enfatizou.

Votação
As três indicações foram aprovadas por todos os vereadores e serão encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen e secretários municipais de Urbanismo, Edmar Lima; de Obras, Maria Silvana Sousa; e diretor do Saaep, Sérgio Balduíno.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg