Página inicial > Notícias > Vereadora propõe melhorias nos serviços de segurança do trabalho e passe livre estudantil

A vereadora Eliene Soares (MDB) propôs na sessão da Câmara de terça-feira (6), por meio de duas indicações, que o Poder Executivo viabilize estudo para instituir os serviços de engenharia de segurança do trabalho e atenção à saúde do servidor municipal de Parauapebas; e institua o passe livre estudantil nos serviços de transporte coletivo público.

• Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 12h37

Na Indicação nº 18/2018, a vereadora observa que a administração pública municipal é composta por várias repartições espalhadas em diversos pontos da cidade, com grande quantidade de servidores, mas estes não dispõem de estruturas adequadas para prestarem os serviços com a qualidade que a população merece.

De acordo ainda com a parlamentar, a inexistência desses importantes serviços, com informações de saúde do servidor, prevenção de doenças ocupacionais e estudos que permitam traçar o perfil do adoecimento dos servidores públicos municipais e das reais condições de trabalho, dificulta o controle e a gestão dos recursos humanos em relação à saúde do servidor, segurança do trabalho, processos relativos a licenças, atestados, afastamentos do trabalho, concessões de direitos, insalubridade, periculosidade e readaptações funcionais.

Ainda na justificativa da proposição, a vereadora Eliene Soares defende que os serviços de segurança do trabalho e saúde ocupacional, propostos na indicação, buscam a prevenção de riscos, previnem doenças e impedem seu agravamento.

Passe livre estudantil

Na Indicação nº 36/2018, Eliene Soares justifica que o passe livre estudantil de transporte coletivo público é uma das mais coerentes propostas de justiça social para os discentes de Parauapebas.

“Os gastos e as despesas de deslocamento e transporte dos estudantes são os elementos que mais desgastam o orçamento da família de nossos alunos”, denuncia a legisladora.

As duas indicações foram aprovadas em plenário pelos demais vereadores e agora seguem para o governo municipal avaliar e colocar em execução.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Anderson Souza