Página inicial > Notícias > Kelen, Eliene e Ciza querem programa de primeiros socorros na rede municipal de ensino

Mostrando-se preocupadas com a segurança e saúde dos estudantes do município, as vereadoras Eliene Soares (MDB), Francisca Ciza (DEM) e Kelen Adriana (PTB) propuseram que o Poder Executivo crie um projeto de lei que disponha sobre a instituição do programa de primeiros socorros no âmbito da rede municipal de ensino.

• Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 12h14

O pleito conjunto das vereadoras foi apresentado e aprovado na sessão ordinária da última terça-feira (27), na Câmara Municipal de Parauapebas, por meio da Indicação nº 25/2018.

Eliene, Ciza e Kelen justificam na proposição que um dos objetivos da proposta é ensinar noções básicas de primeiros socorros a todos os profissionais envolvidos com a educação no município e com isso salvar vidas.

Justificam ainda que o tema leva a uma profunda reflexão sobre o quanto as crianças estão realmente seguras nos locais que frequentam, uma vez que os pais confiam em deixar seus filhos aos cuidados de pessoas preparadas para recebê-los.

“Mas há segurança? Pessoal treinado em primeiros socorros e realmente capacitado para prestá-lo? As crianças são supervisionadas de perto por pessoas adultas durante todo o tempo? Qual a proporção entre adultos e crianças?”, indagam as legisladoras.

Diante do exposto, as vereadoras dizem ser relevante oferecer aos professores da educação básica, creches e aos estudantes de ensino fundamental a possibilidade de se instruírem no que diz respeito à aquisição de habilidades concernentes às mais variadas formas de primeiros socorros, “pois esta medida trará tranquilidade para a sociedade e apontará caminho de que sempre haverá alguém apto para salvar vidas na hora certa e no lugar certo”.

As três parlamentares complementam a indicação, afirmando que em todos os casos que a emergência médica for patente sempre haverá alguém para tomar decisões corretas e tecnicamente acertadas, com rapidez e eficiência.

Depois de apresentada em plenário, a Indicação nº 25/2018 foi aprovada pelos demais vereadores e agora segue ao Executivo para ser avaliada e executada.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Josiane Quintino / Fotos: Anderson Souza