Página inicial > Notícias > Implantação de posto avançado para coleta de sangue é proposta por Francisca Ciza

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (22), a vereadora Francisca Ciza (DEM) propôs ao governo municipal, por meio da Indicação nº 222/2017, a implantação do Hemonúcleo, que é um posto avançado de coleta externa de sangue.

• Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 10h22

Na justificativa da matéria, a vereadora explicou como funcionaria a unidade. A coleta seria feita uma vez por semana nas unidades básicas de saúde, onde há estrutura física e funcionários para realizar este procedimento. Após a coleta, todas as bolsas de sangue seriam levadas para o Hemonúcleo, que as encaminharia para o Hemopa em Marabá, onde todo o processo de preparação do sangue para doação é realizado. Posteriormente, as bolsas retornariam a Parauapebas, prontas para serem doadas a quem precisa.

“No exercício da minha função, tenho visto a necessidade dos pacientes que precisam de sangue para sobreviver, pois enfrentam grandes dificuldades com a logística dos doadores, do armazenamento e conservação do sangue doado. Com o Hemonúcleo, conseguiremos suprir a demanda, prestando assistência integral às pessoas que estão em tratamento de saúde, recuperação cirúrgica, acidentados, dentre outros tipos de pacientes. Sendo assim de alta eficiência para o município, pois será mais viável, simples e imediato o atendimento para dezenas de famílias”, ressaltou Francisca Ciza.

A Indicação nº 222/2017 foi aprovada pelos demais vereadores e será encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Orion Lima / Ascomleg