Página inicial > Notícias > Vereadora Eliene propõe instalação de energia solar nos prédios públicos

Vereadora Eliene propõe instalação de energia solar nos prédios públicos

Três indicações foram apresentadas pela vereadora Eliene Soares (PMDB) na sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (23).

• Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 10h42

Energia solar
Na Indicação nº 138/2017, a parlamentar propôs à prefeitura a criação de projeto de lei que disponha sobre a instalação de energia solar fotovoltaica nos prédios públicos do município. Eliene acredita que o uso de energia solar vai resultar em economia para os cofres públicos, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

“Precisamos diversificar as fontes de energia elétrica e administrar melhor as reservas de água. Uma das formas mais simples de ajudar a evitar crises neste setor é utilizando a energia de modo inteligente, sem desperdícios”, argumentou a vereadora.

Junto à indicação, Eliene anexou sugestão de texto para elaboração do projeto de lei. Na matéria, a parlamentar sugere que a instalação e a utilização de energia solar e/ou eólica sejam obrigatórias na construção, ampliação ou reforma de prédios públicos, após a comprovação de viabilidade técnica e financeira.

Recuperação asfáltica
Posteriormente, Eliene Soares apresentou a Indicação nº 143/2017, solicitando a recuperação asfáltica no Bairro da Paz, no percurso que compreende a Rua São Francisco, entre as ruas Marabá e Chico Mendes.

Segundo a vereadora, já há algum tempo a Rua São Francisco está esburacada e isso tem causado dificuldade ao tráfego de pessoas e veículos.

“A cratera que se abriu no local acumula lixo e entulhos, e ocupa metade da rua, comprometendo a passagem de veículos. Além do prejuízo à locomoção, também coloca em risco a saúde das pessoas que residem nas redondezas da via, devido à água suja e contaminada que acumula”, informou Eliene Soares.

Funcionamento das farmácias
Por fim, Eliene Soares cobrou do Poder Executivo Municipal, por meio do Requerimento nº 6/2017, informações sobre o não cumprimento da fiscalização do horário de funcionamento das farmácias e drogarias instaladas na cidade.

A Lei Municipal nº 4.519/2010 diz que esses empreendimentos são obrigados a manter plantão pelo sistema de rodízio ininterrupto à comunidade.

“A população tem o direito de dispor de pelo menos uma farmácia aberta ininterruptamente, todos os dias, mesmo que seja através de escala de plantão. A disponibilização de medicamentos não é uma questão secundária: é emergencial. Não podemos permitir que o doente vá em busca do remédio que tanto precisa e encontre as farmácias de portas fechadas. É muito importante que seja cumprida a Lei Municipal nº 4.519/2010”, destacou Eliene Soares.

No requerimento, a vereadora faz os seguintes questionamentos:
1.    Quantas farmácias e drogarias estão em funcionamento na cidade? Todas estão aptas e devidamente licenciadas?
2.    Quantas foram autuadas pelo não cumprimento da escala de plantão em regime de rodízio?
3.    Está a cargo de qual órgão fazer a fiscalização dessa escala de plantão?
4.    Outras informações que a administração municipal entender pertinentes.

Aprovação
As duas indicações e o requerimento foram aprovados e serão encaminhados para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg