Página inicial > Notícias > Vereador Zacarias pede sinalização de ciclovias e limpeza de canal

Vereador Zacarias pede sinalização de ciclovias e limpeza de canal

Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (23), o vereador Zacarias Marques (PSDB) apresentou duas indicações solicitando a limpeza do canal do Complexo Altamira e instalação de placas de sinalização nas ciclovias da cidade.

• Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2017, 12h50

Canal
Na Indicação nº 144/2017, o parlamentar tratou da urgência de fazer a limpeza do canal nas proximidades do acesso entre os bairros Vila Rica e Casas Populares I.

“A comunidade sofre por causa de alagamentos nas ruas e nas casas, abandono, muito mato e lixo. A ausência dos serviços impossibilita o tráfego de veículos e a mobilidade de transeuntes e dos alunos, pois no local existem duas pontes de madeira estreitas, que são perigosas para os pedestres e intrafegáveis para veículos. Além disso, há duas casas em situação de risco”, relatou Zacarias Marques.

Sinalização de ciclovias
Já na Indicação nº 145/2017, o legislador sugeriu a instalação de placas de sinalização nas ciclovias de Parauapebas, para proporcionar maior segurança e conforto aos ciclistas do município.

Na justificativa da proposição, Zacarias Marques destacou os benefícios do ciclismo para a saúde. “Garante bem estar físico e mental; pedalar regularmente é investir em uma vida mais saudável”. E citou o uso da bicicleta como alternativa para desafogar o trânsito. Entretanto, destacou que para que isso ocorra o poder público precisa investir na construção de mais ciclovias e na sinalização das mesmas.

“Embora o ciclismo seja considerado um esporte, deve-se lembrar também que a bicicleta é um meio de transporte para muitas pessoas. Infelizmente, a falta de espaço para os ciclistas nas vias comuns das cidades faz as pessoas trocarem as bicicletas por veículos para se locomoverem. Em tempos de aquecimento global, se houvesse investimento real na construção de ciclovias, talvez tivéssemos mais ciclistas na cidade e até uma melhora na qualidade do ar”, argumentou Zacarias Marques.

Encaminhamento
As duas indicações foram aprovadas e serão encaminhadas para o prefeito Darci Lermen e aos secretários municipais de Urbanismo, Edmar Lima; e de Obras, Maria Silvana Souza.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg