Página inicial > Notícias > Eliene Soares propõe criação de Cras no Bairro Liberdade

Eliene Soares propõe criação de Cras no Bairro Liberdade

A vereadora Eliene Soares (PMDB) solicitou ao Poder Executivo a implantação do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no Bairro Liberdade, e que o Cras do Bairro Rio Verde seja transformado em Centro de Acolhimento de Idosos.

• Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 10h49

O pedido foi feito por meio da Indicação nº 105/2017 e apresentado ao plenário durante a sessão ordinária desta terça-feira (2).

De acordo com a parlamentar, a localização do Cras é fator determinante para que se viabilize, de forma descentralizada, o acesso aos direitos socioassistenciais. Eliene explicou, ainda, que o Cras, prioritariamente, deve ser instalado em locais de maior concentração de famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo, e com presença significativa de famílias e indivíduos beneficiários dos programas de transferência de renda, como o Benefício de Prestação Continuada, Bolsa Família, dentre outros.

“No caso do Bairro Liberdade, o Cras poderá ser instalado em área central, ou seja, abrangendo e passando a atender toda comunidade do Liberdade I, II e III, sendo o Liberdade I a área de maior convergência da população. Isso porque é por meio do Cras que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades”, destacou Eliene Soares.

Por fim, a vereadora ressaltou que o serviço prestado pelo Cras previne as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades. Por entenderem a necessidade e a importância desta proposição, o parlamento aprovou unanimemente a indicação da vereadora, que agora será encaminhada para a Secretaria de Assistência Social para análise de implementação.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)