Página inicial > Notícias > Vereadora Joelma Leite propõe realização de censo empresarial

Vereadora Joelma Leite propõe realização de censo empresarial

Com o intuito de fomentar novas matrizes econômicas para Parauapebas, a vereadora Joelma Leite (PSD) propôs ao prefeito Darci Lermen, por meio da Indicação nº 59/2017, que realize um censo empresarial no município. A proposição foi apresentada e votada na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira (28).

• Publicado: Quinta, 30 de Março de 2017, 13h48

Joelma Leite - PSD

A vereadora relata na indicação que a fama de cidade rica e geradora de empregos não se aplica à realidade de Parauapebas atualmente, pois os investimentos financeiros na mineração, principal vocação econômica do município, são cada vez menores. Tal situação tem agravado os problemas sociais e aumentado o desemprego.

Na visão de Joelma, diante do cenário atual, uma das alternativas para que Parauapebas volte a crescer é o poder público incentivar o desenvolvimento da classe empresarial do município.

“Mas, como auxiliar o desenvolvimento deste segmento? Primeiramente, deve-se conhecê-lo a fundo, com dados sólidos que permitam identificar problemas e apontar eventuais soluções. Para isso, nada mais apropriado do que realizar um censo empresarial, que permitirá, efetivamente, visualizar em números concretos a dimensão, o nível de desenvolvimento e as necessidades da classe”, explicou Joelma Leite.

Metodologia
A sugestão da parlamentar é para que o censo colete dados como o número de empresas do município, ramos de atividade e quantidade de empregados, dentre outras informações relevantes, que possibilitarão o incremento de políticas públicas na busca da maturidade econômica local.

A indicação foi aprovada por todos os vereadores e será encaminhada para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: José Piedade / Ascomleg