Página inicial > Notícias > Eliene propõe reserva de moradias para mulheres vítimas da violência conjugal

Eliene propõe reserva de moradias para mulheres vítimas da violência conjugal

No mês dedicado às mulheres, a vereadora Eliene Soares (PT) apresentou uma proposição que demonstra preocupação com o amparo dado àquelas que são vítimas de violência. Por meio da Indicação nº 008/2016, a parlamentar pediu ao Executivo Municipal que disponibilize 5% das moradias populares construídas pela Prefeitura de Parauapebas a mulheres vítimas de violência conjugal amparadas pela Lei Maria da Penha.

• Publicado: Quinta, 17 de Março de 2016, 13h13

O pedido foi apresentado e aprovado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (15).

Na justificativa da indicação, Eliene destacou que o Brasil é o 7º país que mais mata mulheres no mundo e a maioria delas está morrendo, predominantemente, no espaço doméstico, que hoje não é mais seguro, visto que 68% dos homicídios ocorrem na casa da própria vítima.

“A obtenção de uma moradia servirá para amparar as mulheres que comprovadamente sofram violência conjugal, de modo que elas possam reconstruir suas vidas em outro lar, longe do agressor, para que ele não se torne um futuro algoz”, explicou Eliene Soares.

Mulher Feliz

Outra proposição apresentada por Eliene Soares, também voltada para o público feminino, foi a Indicação nº 007/2016, sugerindo ao prefeito Valmir Mariano que implante o “Programa Mulher Feliz”, destinado às mulheres no climatério (período reprodutivo) e pós-climatério.

A ideia é que o programa seja coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e implantado nas unidades básicas de saúde, no sentido de garantir o bem-estar físico e mental das mulheres.

“Fazendo-se a prevenção adequada, melhora a qualidade de vida das mulheres nessas fases, proporciona bem-estar e reduz os riscos de problemas vasculares e osteoporóticos”, relatou a vereadora.

As duas indicações foram aprovadas e serão encaminhadas para o prefeito Valmir Mariano.

Texto – Nayara Cristina / Fotos – Coletivo 2,8 / Ascomleg