Página inicial > Notícias > Anderson Moratorio requer informações das secretarias de Esporte, de Urbanismo e de Educação

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada nesta terça-feira (2), o vereador Anderson Moratorio apresentou três requerimentos, cobrando informações das secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e de Urbanismo (Semurb), bem como a convocação do gestor da pasta da Educação (Semed). O parlamentar ainda fez uma indicação com sugestão de adaptação de banheiros para crianças com paralisia cerebral.

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 11h53

Anderson Moratorio

Calendário de atividades
Por meio do Requerimento nº 15/2024, o parlamentar requisitou ao presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro, que oficie a Semel, pleiteando urgentemente informações sobre a execução do calendário de atividades e eventos esportivos de Parauapebas referente aos anos de 2023/2024.

“Com especial atenção ao funcionamento das escolinhas de futebol, escolinhas de vôlei, escolinha de futsal, bicicross, artes marciais (judô, capoeira, karatê, Jiu-jítsu e outros), campeonato rural, campeonato interbairros, campeonato de futsal, jogos da cidade (vôlei, basquete, futevôlei, etc.), Copa Xikrin do Kateté (COPÃO XIKRIN)”, enfatizou.

O Requerimento nº 15/2024 foi aprovado pelos demais vereadores.

Limpeza urbana
Já no Requerimento nº 17/2024, Anderson Moratorio solicitou esclarecimentos quanto à prestação dos serviços de limpeza urbana no município e ainda sobre o programa ‘Ação cidade limpa’.

“Existem muitas reclamações de que em diversos bairros, já faz algum tempo, não se tem a limpeza de capinação e coleta de entulhos, e a coleta domiciliar de lixo ocorre esporadicamente observando que chega a ficar até 10 dias sem que a mesma aconteça”, relatou na justificativa da proposição.

No requerimento, Moratorio questiona ainda qual o cronograma de execução do programa ‘Ação cidade limpa’? Quais são os critérios de prioridade utilizados para atendimento à demanda? Quais os veículos e equipamentos utilizados, bem como, qual a quantidade de trabalhadores que participam da ação? Por que o município ainda não possui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos? E o que o Executivo Municipal tem realizado para que seja efetivado o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos?

O Requerimento nº 17/2024 foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes.

Convocação de secretário
Na sequência, Anderson Moratorio pediu, por meio do Requerimento nº 18/2024, a convocação do secretário municipal de Educação, José Leal, para prestar esclarecimentos quanto aos contratos de manutenção das escolas da rede municipal de ensino de Parauapebas.

O vereador, que tem apresentando denúncias referentes à educação municipal com frequência, cobrou a presença do secretário na Câmara. “Diante de tantas denúncias fizemos o acompanhamento e foram constatadas diversas irregularidades nas variadas áreas, como na merenda, transporte escolar, e por último na infraestrutura das escolas municipais com problemas desde a falta de ventilação nas salas de aulas, como telhados danificados, banheiros sem os devidos equipamentos, bebedouros sem o devido funcionamento, dentre outros”, descreveu.

Entretanto, o Requerimento nº 18/2024 recebeu somente o voto do autor favorável, os demais vereadores votaram contra e o pedido foi rejeitado.

Adaptação de banheiros
Na mesma sessão, Anderson Moratorio apresentou também a Indicação nº 100/2024, na qual propôs ao governo municipal a realização de adaptação de bancadas para troca de crianças com paralisia cerebral nos banheiros das escolas municipais.

“Chegou ao conhecimento do gabinete deste vereador, que as crianças com paralisia cerebral estão sendo trocadas dentro das salas de aula, ou até mesmo estão voltando para casa com as ‘fraldas cheias’, pois, os banheiros PcD’s [pessoas com deficiência] não possuem as bancadas adequadas”, relatou o parlamentar. Moratorio pediu a realização das adaptações “em caráter de extrema urgência”.

A Indicação nº 100/2024 foi aprovada e enviada para análise do prefeito Darci Lermen, com cópia para a Semed.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023