Página inicial > Notícias > Eliene Soares solicita retorno do serviço castramóvel em Parauapebas

Eliene Soares solicita retorno do serviço castramóvel em Parauapebas

Argumentando que o crescimento desordenado de cães e gatos pode se tornar um problema grave de saúde pública, a vereadora Eliene Soares solicitou ao governo municipal, por meio da Indicação nº 92/2024, que restabeleça o serviço de castramóvel a fim de continuar o controle assistido de animais de estimação.

• Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 10h00

Eliene Soares

A parlamentar explica na proposição que o castramóvel é um centro cirúrgico volante, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de promover o controle populacional dos pets, assim como prevenir o aparecimento de doenças infecciosas transmissíveis dos animais para as pessoas. Entretanto, desde dezembro do ano passado o serviço encontra-se paralisado.

Eliene Soares enfatiza ainda a importância da castração em massa, não só para controlar a população de animais abandonados, mas também para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos bichos de estimação. “Com a esterilização, os animais têm menos probabilidade de vagar pelas ruas, se reproduzir descontroladamente e, consequentemente, acabar sofrendo com a falta de cuidados”, além de ser uma “iniciativa crucial por oferecer solução de zoonoses acessível à população de baixa renda”, concluiu.

A Indicação nº 92/2024 foi aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (26) e enviada para o prefeito Darci Lermen, com cópia para a Semsa.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023