Página inicial > Notícias > “Associação de Motocross” e “Associação Bahia Esporte Clube” são reconhecidas como entidades de utilidade pública pela Câmara

Duas associações de Parauapebas vão receber o título de entidade de “Utilidade Pública” após a aprovação pela Câmara Municipal de projetos que concedem o referido título a elas, na sessão ordinária realizada terça-feira (5). As proposições são de autoria do vereador Francisco Eloecio (Republicanos).

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 15h03

Francisco Eloecio (Republicanos)

Asmovep
O Projeto de Lei nº 252/2023 prevê a concessão do referido título para a Associação de Motocross e Velocross de Parauapebas (Asmovep).

Na justificativa da proposição, Eloecio informa que a Asmovep é uma associação civil e sem fins lucrativos, fundada em 2021. Reúne esportistas, sejam eles pilotos amadores ou profissionais, com o objetivo de difundir e incentivar à prática de esportes radicais, com foco principal no motocross e no velocross. Entretanto, de acordo com o vereador, a atuação da entidade vai além das pistas de corrida.

“Esta associação se destaca por seus esforços notáveis em projetos de inclusão social, promoção da cidadania e ações beneficentes em nossa comunidade. Através de iniciativas culturais e sociais, a Asmovep tem contribuído significativamente para a integração e o desenvolvimento de jovens e indivíduos em situação de vulnerabilidade, fornecendo-lhes oportunidades e perspectivas que vão além do esporte”, destacou.

Bahia Esporte Clube
Já o Projeto de Lei nº 253/2023 declara de utilidade pública a Associação Igarapé Bahia Esporte Clube. Fundada em 1991, a entidade também é uma organização civil e sem fins lucrativos, com foco na promoção e difusão do esporte amador, em particular o futebol.

Segundo Eloecio, o Igarapé Bahia Esporte Clube não é apenas uma entidade esportiva, mas sim um agente transformador, que ao longo de sua existência tem proporcionado oportunidades para os jovens não apenas a prática do futebol, mas também os valores de trabalho em equipe, disciplina, respeito mútuo e liderança.

“Além do aspecto esportivo, a associação se dedica a causas sociais, educacionais e culturais, desempenhando um papel ativo na formação e no desenvolvimento integral dos jovens. O Igarapé Bahia Esporte Clube tem sido um espaço de aprendizado, de integração comunitária e de construção de valores fundamentais para o crescimento saudável de nossos jovens”, enfatizou o vereador na justificativa da proposição.

Encaminhamento
As duas associações apresentaram a documentação necessária e preenchem os requisitos estabelecidos pela legislação vigente para obtenção do título de utilidade pública. O Projeto de Lei nº 252/2023 e o Projeto de Lei nº 253/2023 foram enviados para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023