Página inicial > Notícias > Saúde: vereadores pedem “Consultório de Rua”, posto de saúde e atendimento a animais domésticos

Ações voltadas para a melhoria da saúde da comunidade foram solicitadas pelos vereadores de Parauapebas na sessão ordinária desta terça-feira (5). As indicações apresentadas e aprovadas pedem, por exemplo, um sistema de consultório de rua, a construção de um novo posto de saúde, além de garantia de pronto atendimento a animais domésticos.

• Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 16h12

Consultório de Rua
A Indicação nº 529/2023, proposta por Josivaldo da Farmácia (PP), pediu ao Executivo Municipal que disponibilize o sistema de Consultório de Rua no município. De acordo com o vereador, “a falta de alimentação saudável e higiene precária prejudicam a saúde das pessoas em situação de rua, o que requer atenção e cuidados especiais”.

“Existe uma baixa procura pelos serviços da rede pública pela população usuária de álcool e outras drogas, se tornando de extrema necessidade a implantação do Consultório de Rua”, argumentou. “Desta forma, o consultório vai ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde com uma equipe de campo para dar atenção integral à saúde desses grupos em situação de vulnerabilidade”.

Josivaldo da Farmácia (PP)

Pronto atendimento para animais

Já na Indicação nº 530/2023, Josivaldo da Farmácia propôs também a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para animais domésticos no município. O parlamentar argumentou que a ação “pretende garantir mais rapidez no atendimento de emergência aos animais, geralmente, cães e gatos vítimas de acidentes diversos, como atropelamento, doenças ou em situação de vulnerabilidade”.

“É de suma importância a implantação deste serviço de atendimento de urgência de maneira acessível para a população, tendo um local específico, seguro e adequado para a atuação veterinária, que atenda 24 horas, todos os dias”.

Nova Unidade de Saúde
Por fim, a Indicação nº 528/2023, proposta por Josemir Silva (Pros), solicitou a construção de um Posto de Saúde no Loteamento Parque Verde, localizado a esquerda da PA-160, sentido a
Canaã dos Carajás.

Josemir Silva (Pros)

De acordo com o parlamentar, “a expansão tem o objetivo de descentralizar o atendimento, dar proximidade à população ao acesso aos serviços de saúde, e desafogar os hospitais”.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023