Página inicial > Notícias > Educação: vereadores pedem formação continuada e ações para estímulo à saúde mental

Três indicações apresentadas por Eliene Soares (MDB), Joel do Sindicato (PDT) e Léo Márcio (Pros), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (5), pediram ações voltadas para a área da educação.

• Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 13h05

Formação continuada
A Indicação nº 361/2023, apresentada por Eliene Soares (MDB), pediu que a prefeitura estude a possibilidade de ofertar curso de formação continuada para servidores auxiliares (administrativos e de educação infantil) da área da educação.

A vereadora destacou que “enquanto o auxiliar administrativo se ocupa de funções mais burocráticas, o auxiliar de educação infantil (que passou a se chamar assistente pedagógico) tem contato direto com alunos na sala de aula, auxiliando o professor”. No entanto, “ambos os cargos não são contemplados com formações continuadas, o que seria de grande utilidade para qualificação desses profissionais”, destaca.

“A medida vai ajudar a fortalecer o trabalho administrativo e pedagógico, contribuindo para qualificar o serviço em setores e secretarias escolares, por exemplo, e nas salas de aula, na atuação e intervenção de cuidadores de alunos com necessidades especiais e da educação infantil”.

Eliene Soares - MDB

Ações para a saúde mental
Já a Indicação nº 364/2023, apresentada por Joel do Sindicato (PDT), propôs que a prefeitura desenvolva mutirões de atendimento psicológico nas escolas do município. Segundo o vereador, “as escolas municipais desempenham um papel central na vida dos jovens e têm potencial para ser um ambiente propício à promoção da saúde mental e à prevenção do suicídio”.

“Acreditamos que essa iniciativa será fundamental para criar um ambiente de apoio e compreensão para os jovens de Parauapebas, proporcionando recursos para lidar com os desafios emocionais que podem enfrentar durante seu desenvolvimento”, destacou.

Joel do Sindicato - PDT

Curso superior de psicologia
Por fim, a Indicação nº 372/2023, apresentada por Léo Márcio (Pros), pediu que o Executivo busque a implantação do curso de psicologia no campus da Universidade Estadual do Pará (UEPA).

De acordo com o parlamentar, a medida vai ajudar a “formar profissionais da saúde mental que possam atuar com força e afinco em nossa cidade, garantindo atendimento especializado e eficiente para a população”. “É importante valorizar uma seara tão importante e crucial para a sociedade atual: a saúde mental, bem como seus respectivos profissionais”, completou.

Léo Márcio - Pros

As três indicações foram aprovadas e enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023