Página inicial > Notícias > Reforma de praça, implantação de painéis solares e infraestrutura cicloviária são propostas por vereadores

Os vereadores Rafael Ribeiro (MDB), Léo Márcio (Pros) e Anderson Moratorio (PDT) apresentaram indicações propondo obras e medidas voltadas para a melhoria da infraestrutura de Parauapebas na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada terça-feira (22).

• Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 10h10

Rafael Ribeiro - MDB

Praça do Cidadão
Por meio da Indicação nº 323/2023, o presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro, a realização de obras de reforma e revitalização da Praça do Cidadão, com a construção de um centro de compras para acomodar os comerciantes que trabalham naquele logradouro.

Na proposição, o parlamentar lembra que a referida praça, que está localizada no Bairro Rio Verde, foi construída na gestão da prefeita Bel Mesquita. Desde então, já passou por várias reformas, entretanto, necessita de uma obra mais profunda, com a construção de um centro de compras para abrigar os quase 150 comerciantes que atuam há anos no local.

“Ter uma área com lojinhas bem estruturadas, climatizadas e com iluminação adequada, além de ser um anseio antigo de tantos trabalhadores que praticam o comércio na Praça do Cidadão, também é um alento para os milhares de consumidores que circulam diariamente por ali”, argumentou.

Painéis solares
Já o vereador Léo Márcio apresentou a Indicação nº 333/2023, na qual sugere a instalação de painéis solares para a produção de energia fotovoltaica em todos os prédios públicos, com prioridade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, acolhimentos institucionais e outros departamentos com funcionamento de 24 horas.

O parlamentar acredita que a referida medida vai garantir autossuficiência energética para a gestão municipal, blindando prédios públicos dos impactos de crises hídricas, do aumento das tarifas e até de eventual racionamento.

“O principal objetivo é economizar o custo de energia elétrica, além de demonstrar que o município busca por medidas anticíclicas, alternativas sustentáveis com ações efetivas que reduzem o impacto ambiental e a geração de empregos diretos e indiretos por meio de projetos em parceria com a iniciativa privada”, explicou.

Léo Márcio - Pros

Infraestrutura cicloviária
Por fim, Anderson Moratorio propôs, por meio da Indicação nº 339/2023, a realização de estudo para implementação de plano cicloviário visando a implantação de infraestrutura cicloviária nas avenidas de Parauapebas.

De acordo com o vereador, o referido plano deve garantir além da ampliação e melhoramento da malha existente, a instalação de infraestrutura e de equipamentos de apoio, bem como a instalação de paraciclos e bicicletários.

“Para que haja sustentabilidade, entende-se que a política pública voltada à bicicleta deve ao mesmo tempo implantar as infraestruturas necessárias e fomentar a cultura de seu uso”, enfatizou.

Anderson Moratorio (PDT)

Aprovação
As três indicações foram aprovadas e enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen, com cópias para o secretário municipal de Obras, Luiz Castilho.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023