Página inicial > Notícias > Câmara aprova criação da “Semana de Combate a Anemia Falciforme” e do “Junho Violeta”

Foram aprovadas pela Câmara Municipal de Parauapebas duas proposições, que inserem novas datas no Calendário Oficial de Eventos do município.

• Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 17h49

Josemir Silva - Pros

Trata-se da “Semana de Prevenção e Combate à Anemia Falciforme” e do “Junho Violeta – mês de prevenção a violência contra a pessoa idosa”. Ambos os projetos são de autoria do vereador Josemir Silva (Pros).

Semana de combate à anemia falciforme
Criada por meio do Substitutivo nº 4/2023 ao Projeto de Lei nº 56/2023, a referida data será realizada anualmente na última semana do mês de junho.

“O objetivo da Semana é conscientizar a população a promover o conhecimento da doença, facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, informar os profissionais de saúde e a população sobre a doença, promover a busca ativa por meio do diagnóstico clínico e laboratorial dos familiares dos portadores do traço ou doentes, incluindo crianças, adolescentes e adultos em quem a doença não foi diagnosticada, aconselhamento genético ou a orientação familiar aos portadores do traço ou doentes, bem como aos seus familiares”, explicou Josemir.

Junho Violeta
Já o Junho Violeta foi criado por meio do Substitutivo nº 5/2023 ao Projeto de Lei 72/2023, para estimular e desenvolver ações com o intuito de informar, conscientizar e sensibilizar a população sobre todos os tipos de violência contra os idosos. Além de proteger e combater a violência contra os maiores de 60 anos.

“O presente projeto dispõe sobre a importância e necessidade de criação de programas objetivando a conscientização e prevenção a todo tipo de violência contra a pessoa idosa, no âmbito do município de Parauapebas”, relatou Josemir na justificativa da proposição.

O vereador informou ainda que a violência contra os idosos pode ocorrer de forma física, sexual, psicológica, econômica, afastamento do convívio social, abandono e negligência, dentre outros. “De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, cerca de 60% dos casos de violência contra idosos ocorrem em seus lares, provocados por seus próprios familiares”.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa é 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, buscando a criação de uma consciência mundial, para repudiar todo ato de violência contra os idosos, assegurando um envelhecimento digno e saudável.

Sanção
As duas proposições foram aprovadas por unanimidade e enviadas para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina /Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023