Página inicial > Notícias > Creches, escolas e segurança: Vereadores apresentam demandas na área da educação

Quatro indicações e um requerimento foram apresentados pelos vereadores Joel do Sindicato (PDT), Raianny Rodrigues (Pros), Anderson Moratorio (PDT), Josemir Silva (Pros) e Eliene Soares (MDB) na sessão ordinária desta terça-feira (27) buscando ações voltadas para a área da educação de Parauapebas, desde a construção de espaços até a preocupação com a segurança digital.

• Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 17h03

Creches
Por meio da Indicação nº 279/2023, a vereadora Raianny Rodrigues (Pros) pediu a construção de uma creche na Vila Paulo Fonteles.

“De acordo com a vereadora, “muitas mães são obrigadas a abandonar seus empregos devido à falta de opções adequadas para deixar seus filhos pequenos. Essa situação torna-se cada vez mais difícil, pois elas são as principais provedoras e sustentáculos de suas famílias. A construção da creche beneficiará não somente as mães que precisam trabalhar, mas também as crianças que terão acesso a um ambiente seguro, estimulante e educacionalmente enriquecedor”, destacou.

Raianny Rodrigues - Pros

Joel do Sindicato (PDT) apresentou a Indicação nº 289/202, na qual solicita também a construção de uma creche no Bairro Betânia. De acordo com o vereador, há uma carência de instituições educacionais voltadas para crianças com idade pré-escolar, o que tem causado dificuldades para as famílias residentes na região conciliarem seus serviços com os cuidados e a educação de seus filhos pequenos.

“Com a construção de uma creche no Betânia, será possível suprir essa demanda e garantir que as crianças da região tenham acesso a um ambiente educativo de qualidade, com profissionais capacitados e infraestrutura adequada para seu desenvolvimento integral”.

Joel do Sindicato - PDT

Já o vereador Anderson Moratorio (PDT) apresentou o Requerimento nº 41/2023 para que a Câmara envie ofício ao prefeito Darci Lermen e ao secretário municipal de Educação, José Leal, pedindo informações quanto à retomada da construção da creche/pré-escola do Bairro Maranhão.

“A obra foi iniciada em março de 2015, ou seja, há mais de oito anos, e atualmente encontra-se na pior situação possível, ao visitar o local da obra percebe-se total abandono, motivo de muita insatisfação dos moradores, que reivindicam o imediato retorno das obras”, argumentou.

Anderson Moratorio - PDT

Construção de escola
Por meio da Indicação nº 285/2023, o vereador Josemir Silva (Pros) pediu a construção de uma escola de ensino integral no Jardim Tropical.

O parlamentar argumentou que “a educação é um direito fundamental, que auxilia não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo, ajudando a combater a pobreza e capacitando as pessoas. A construção de uma escola de Tempo Integral no Bairro Jardim Tropical vai contribuir para o crescimento intelectual das crianças e adolescentes nesse bairro”, previu.

Josemir Silva - Pros

Segurança digital
Por fim, a Indicação nº 286/2023, apresentada por Eliene Soares (MDB), pediu ao Executivo que estude realizar campanhas de conscientização direcionadas à segurança digital nas escolas públicas da rede municipal.

“É essencial que a escola esteja atenta e entre no debate sobre o uso das tecnologias, principalmente no que tange à internet, onde os principais ambientes ocupados pelas crianças e adolescentes são as redes sociais”, apontou a vereadora.

“A medida é importante para levar conscientização aos estudantes sobre os perigos da superexposição, que pode acarretar riscos de ataques por “predadores” sexuais e virtuais, que buscam produzir conteúdos para compartilhar e vender”, concluiu.

Eliene Soares - MDB

As proposições foram aprovadas e enviadas para apreciação do governo municipal.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023