Página inicial > Notícias > Recuperação de vias e obras de infraestrutura são solicitadas por vereadores

Recuperação de vias e obras de infraestrutura são solicitadas por vereadores

Obras de melhorias de vias, de implantação de água tratada, iluminação pública e equipamentos de lazer foram solicitadas pelos vereadores Francisco Eloecio (Republicanos), Cássio da VS-10 (PSD), Leandro do Chiquito (Pros), Josemir Silva (Pros) e Joel do Sindicato (PDT), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (27).

• Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 15h54

Melhorias em vias
Por meio da Indicação nº 273/2023, o vereador Eloecio pediu a recuperação das vicinais que dão acesso ao assentamento Vale da Serra, incluindo a “Ladeira do Pirarucu”.

O parlamentar destacou que “a manutenção das estradas rurais é fundamental para o desenvolvimento econômico das regiões agrícolas e rurais”. “O assentamento Vale da Serra provavelmente depende do escoamento de sua produção agrícola, pecuária ou outras atividades econômicas. Estradas intrafegáveis dificultam a logística de transporte e encarecem os custos de produção”, justificou.

Francisco Eloecio (Republicanos)

Cássio da VS-10 apresentou a Indicação nº 292/2023 para que o Executivo realize a drenagem e a pavimentação asfáltica dos bairros Bom Jesus I e II, no Complexo VS-10.

“Só assim, nossa população, que é tão sofrida pela falta de políticas inclusivas, terá um pouco mais de dignidade e uma infraestrutura condizente com o projeto de mobilidade eficaz, em nosso município”, argumentou.

Cássio da VS-10 (PSD)

Leandro do Chiquito (Pros) apresentou a Indicação nº 296/2023 para abertura de via de acesso, com o objetivo de interligar os bairros Parque das Nações II com o Bairro Bom Jesus II, ambos no Complexo VS-10.

“As localidades são próximas, porém não possuem via de acesso interligando-os, obrigando assim a população a ter que realizar diariamente um trajeto extenso e perigoso para se deslocarem”, pontuou.

Leandro do Chiquito (Pros)

Praça e iluminação pública
Na Indicação nº 284/2023, Josemir Silva pediu a construção de uma praça com equipamentos de ginástica ao ar livre e uma quadra de esportes, no Bairro Paraíso. Na justificativa, ele endossou que “socializar e praticar esportes é essencial para o desenvolvimento de todo ser humano, principalmente das crianças e adolescentes”.

“Sabemos que é possível educar através do lazer e de práticas esportivas, ensinando jovens e crianças a ter um pensamento mais coletivo, respeitar os adversários, além de comprometimento e disciplina”.

Josemir Silva - Pros

Leandro do Chiquito também apresentou a Indicação nº 295/2023 solicitando a instalação e manutenção de postes de iluminação pública nos perímetros da Avenida A, localizada no Bairro Jardim Canadá, até o Residencial Alto Bonito.

“A escassez de iluminação pública dessa localidade está colocando em risco a segurança dos moradores e transeuntes, dificultando a visibilidade e facilitando ocorrências de roubos, furtos, acidentes, entre outros”, argumentou.

Abastecimento de água
A preocupação com o abastecimento de água tratada no Bairro Linha Verde foi demonstrada na Indicação nº 294/2023 apresentada por Joel do Sindicato.

De acordo com o parlamentar, essa situação gera diversos transtornos e impactos negativos para os residentes do bairro. “A ausência de água tratada compromete as condições básicas de higiene, a preparação de alimentos e a manutenção da saúde dos moradores, aumentando o risco de doenças e afetando principalmente as crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis”.

Joel do Sindicato - PDT

Usina da Paz na VS-10
Por fim, o vereador Cássio da VS-10 apresentou o Requerimento nº 40/2023, no qual pede que seja encaminhado ofício ao deputado federal Keniston Braga e ao governo do Estado, para a instalação de uma unidade da Usina da Paz, no Complexo VS-10.

Ele pontuou que a Usina já existente, no Bairro Tropical, “ainda é insuficiente para atender à população de Parauapebas que necessita dos serviços oferecidos pelo projeto”.

“Considerando a necessidade da população parauapebense, a localização do complexo VS-10, e que a sua situação socioeconômica enquadram a mesma nos critérios ideais para que nela seja implantada uma Usina da Paz, é que fazemos esta solicitação”, concluiu.

Todas as proposições foram aprovadas em plenário e, logo depois, enviadas para seus destinatários.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023