Página inicial > Notícias > Cássio da VS-10 pede ampliação do horário de funcionamento de UBS’s e criação de ‘Upinhas'

O vereador Cássio da VS-10 (PSD) propôs ao Governo Municipal a ampliação do horário de funcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS), para que elas passem a funcionar num modelo parecido com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que ele apelidou de “Upinhas”.

• Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2023, 13h08

Cássio da VS-10 (PSD)

A proposta foi feita por meio da Indicação nº 277/2023, apresentada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (20). Segundo a proposta do vereador, funcionariam nesse modelo as unidades da VS-10, Novo Brasil, Bairro dos Minérios e Palmares Sul. Cássio acredita que a iniciativa ajudaria a “desafogar” os serviços de atendimento às urgências já existentes no município.

A ideia do vereador é que esses locais passem a funcionar 24 horas. Assim, das 7 às 17 horas seria mantido o funcionamento normal das UBS`s e de todos os programas da atenção básica que garantem o acompanhamento dos indicadores de saúde. Das 17 até às 23 horas, com o “Programa saúde na Hora”. Das 23 às 7 horas, de segunda a sexta-feira, os atendimentos seriam realizados através das Upinhas. De sábado a domingo, das 7 às 7 horas, atendimento 24hs das Upinhas.

“Desta forma os munícipes que buscam acesso à saúde pública terão uma assistência adequada e em tempo hábil, garantindo a qualidade no atendimento da população de Parauapebas”, justificou.

A proposição foi aprovada e enviada para que o prefeito Darci Lermen analise a viabilidade de colocar em prática a medida sugerida.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023