Página inicial > Notícias > Ponto de mototaxistas, melhorias de ruas e praças são solicitados em sessão

Ponto de mototaxistas, melhorias de ruas e praças são solicitados em sessão

Os vereadores Zacarias Marques (PP), Josemir Silva (Pros), Léo Márcio (Pros), Rafael Ribeiro (MDB), Josivaldo da Farmácia (PP) e Cássio da VS-10 (PSD) apresentaram oito indicações solicitando melhorias na infraestrutura urbana, ações em ruas, avenidas e espaços de lazer. As proposições foram apresentadas e aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) realizada terça-feira (20).

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 16h31

Zacarias Marques - PP

Ponto para mototaxistas
Por meio da Indicação nº 256/2023, o vereador Zacarias Marques (PP) indicou a construção e implantação de ponto de mototaxistas na Rua 2, entre a Rua “E” e a PA-275, próximo a portaria da Vale.

“O ponto de mototáxi naquela área, além de facilitar a vida dos visitantes e trabalhadores que chegam à portaria e precisam se locomover até outro ponto da cidade com rapidez, trará novas oportunidades de trabalho para os mototaxistas”, defendeu.

Espaços de lazer
O vereador Josemir Silva (Pros) apresentou a Indicação nº 270/2023, na qual sugere a construção da “Praça dos Ipês”, com equipamentos de ginástica ao ar livre, no Bairro Cidade Jardim.

Josemir Silva - Pros

“A população, em geral, tem a necessidade de um local adequado com a devida orientação para prática de atividades físicas, com o objetivo de melhorar a saúde física e mental, onde a comunidade possa interagir e desfrutar de mais qualidade de vida”, ressaltou.

O parlamentar também apresentou a Indicação nº 271/2023, propondo a construção de um campo de futebol no Bairro Nova Carajás. “Neste local não há área de lazer para o divertimento de crianças e adolescentes, que muitas vezes acabam brincando na rua, correndo o risco de serem atropelados e provocar acidentes”, argumentou.

Léo Márcio - Pros

Já o vereador Léo Márcio (Pros) apresentou a Indicação nº 280/2023, solicitando a revitalização da praça de lazer localizada no Bairro Casas Populares II. “Atualmente, um dos únicos locais públicos propícios ao lazer é a praça, no momento, não dispondo de uma boa infraestrutura. Por isso, compreendemos ser extremamente possível e até necessário, a manutenção para atender aquela comunidade”, justificou.

Por meio da Indicação nº 283/2023, o presidente da Câmara, Rafael Ribeiro (MDB), solicitou a instalação de cobertura padronizada e de ventilação industrial na área de alimentação da Praça de Esportes Radicais “Wellison Farias Azevedo”. O parlamentar elogiou a criação do espaço, mas destacou que é preciso melhorias.

“Sem um toldo e sem um sistema de ventilação adequados, o comércio no local é prejudicado pelo sol excessivo e pela chuva. O ambiente acaba ficando desconfortável aos usuários e o fluxo de clientes, reduzido”, relatou.

Melhorias em ruas
Josivaldo da Farmácia (PP) apresentou a Indicação nº 266/2023 para que seja retomada a execução da obra de construção de galerias pluviais e rede de esgoto na Rua São Lázaro, localizada no Bairro Betânia.

“Os moradores dessa via vêm sofrendo ao longo dos anos com o período chuvoso, uma vez que as águas percorrem os declínios da rua e represam, alagando a via, danificando casas, móveis e eletrodomésticos”, relatou.

Léo Márcio (Pros) apresentou a Indicação nº 281/2023, para que seja feita a abertura e pavimentação asfáltica da Rua F26, entre os bairros Cidade Jardim e dos Minérios.

O vereador pontuou que, devido à situação da via, “atualmente, para acesso dos Bairros Cidade Jardim e dos Minérios à PA-160, é necessário adentrar por um lote privado ao lado”.

Por fim, o vereador Cássio da VS-10 (PSD) apresentou a Indicação nº 282/2023 para que o Executivo realize a drenagem e a pavimentação asfáltica do Bairro Minas Gerais, no Complexo VS- 10.

Segundo ele, “no bairro há ruas intrafegáveis por veículos, e moradores andando com muita dificuldade”. “O Bairro Minas Gerais merece uma atenção por parte do poder público, com obras que contemplem drenagem, meio-fio, com uma malha de asfalto durável. Só assim, nossa população já tão sofrida pela falta de políticas inclusivas, terá um pouco mais de dignidade, com uma infraestrutura condizente com a riqueza de nosso município”, concluiu.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023