Página inicial > Notícias > Social: Legislativo solicita Casa de Apoio, instalação de fraldários e programa para idosos

A melhoria das condições de apoio a pacientes que precisam se deslocar a Tucuruí, a instalação de fraldários em órgãos públicos e a criação de um programa para idosos foram solicitadas em indicações apresentadas por Cássio da VS-10 (PSD) e Léo Márcio (Pros), na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (6).

• Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 14h48

Na Indicação nº 241/2023, o vereador Cássio da VS-10 (PSD) pediu a implantação de uma Casa de Apoio, em Tucuruí, para pacientes e acompanhantes do município de Parauapebas que precisam de tratamento de saúde, especialmente tratamento contra o câncer.

Segundo o parlamentar, a medida “irá fornecer acomodações adequadas e serviços de suporte para os pacientes e seus acompanhantes, amenizando inclusive o desgaste físico e emocional que podem comprometer ainda mais a qualidade de vida dessas pessoas durante o período de tratamento”.

Cássio da VS-10 (PSD)

Já o vereador Léo Márcio (Pros) apresentou a Indicação nº 242/2023 para que o Executivo realize a instalação de fraldários em órgãos públicos de grande circulação de pessoas. O parlamentar destacou que “a medida será de grande valia para pais e mães que precisam limpar suas crianças e/ou amamentá-las, garantindo mais privacidade e conforto para a família”, e que “tais projetos já foram implantados com sucesso em Presidente Prudente/SP e Rio de Janeiro/RJ”.

Por fim, o vereador também apresentou a Indicação nº 243/2023, para que seja promovida a implantação do Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos.

Segundo ele, o idoso apadrinhado “poderá ser agraciado por passeios em feriados, finais de semana e datas comemorativas, proporcionando-lhes atenção, afeto e cuidados com a saúde”. “A adoção afetiva dos idosos permite tirá-los, mesmo que por breves instantes, do ambiente de solidão para serem incluídos no convívio social, doando-lhes afeto, solidariedade e amor”, concluiu.

Léo Márcio (Pros)

As três indicações foram aprovadas de forma unânime e enviadas para o Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023