Página inicial > Notícias > Educação: Vereadores pedem construção de escolas, cursos de informática e ação de inclusão

A construção de duas escolas de ensino fundamental, a realização de cursos de informática básica, além de uma ação de inclusão para alunos com deficiência foram solicitadas pelos vereadores de Parauapebas durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada terça-feira (6).

• Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 13h48

Construção de escolas
Na Indicação nº 230/2023, o vereador Josemir Silva (Pros) pediu a construção de uma escola de ensino fundamental no Bairro Casas Populares I. “A construção de escolas de ensino fundamental, além de eliminar a distância percorrida pelos alunos, proporcionará melhoria na segurança, despesas com deslocamentos, melhoria na acessibilidade, entre outras tantas vantagens para os alunos que frequentarão o ensino fundamental naquela localidade”, argumentou.

Josemir também apresentou a Indicação nº 231/2023 para a construção de uma escola de ensino fundamental no Bairro Nova Carajás. “O Nova Carajás é uma das regiões que mais cresce em nossa cidade, e compreende grande número de alunos que atualmente precisam se deslocar em grandes distâncias para ter acesso ao ensino”, destacou.

Josemir Silva - Pros

Curso de informática
Já o vereador Joel do Sindicato (PDT) apresentou a Indicação nº 232/2023, para que o Executivo realize cursos de informática básica para alunos da rede municipal.

“Vale ressaltar a importância do conhecimento e domínio das tecnologias da informação na sociedade atual e que o acesso à informática e às tecnologias digitais são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho”, argumentou o parlamentar.

Joel do Sindicato - PDT

Inclusão
Por fim, a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou a Indicação nº 235/2023 para que o Executivo crie o Programa Inclusão Sobre Rodas nas escolas do município.

Segundo a parlamentar, o objetivo é ampliar o atendimento multidisciplinar e terapêutico com foco nos alunos com deficiência, “uma vez que muitos deles necessitam de suporte para realizar atividades que auxiliem no desenvolvimento global”. “O cerne da proposta é termos um veículo itinerante para percorrer unidades escolares da rede municipal com a finalidade de contemplar os alunos com oficinas pedagógicas e terapias ocupacionais”, explicou.

Eliene Soares - MDB

Aprovação
As quatro indicações foram aprovadas em plenário e enviadas para as devidas providências do governo municipal.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023