Página inicial > Notícias > Melhorias no trânsito e obras estruturantes em Parauapebas são propostas por vereadores

Os vereadores de Parauapebas solicitaram ações de melhoria no trânsito e transporte e obras na infraestrutura em diversos bairros da cidade, na energia elétrica e no lazer, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (6).

• Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 19h04

Trânsito e transporte
Por meio da Indicação nº 234/2023, o vereador Zacarias Marques (PP) pediu ao governo municipal que realize estudo de viabilidade a fim de buscar alternativa para solucionar os problemas no trânsito da Rodovia Faruk Salmen, no perímetro da Rua A até a quadra da Delegacia de Polícia Civil.

O parlamentar justificou que a via “está entre as mais movimentadas da cidade, mas os veículos enfrentam sérios transtornos devido a impossibilidade de fluidez do trânsito. “A incidência de acidentes na área é igualmente uma das maiores deste município, não raras vezes ocorre abalroamento de veículos e atropelamentos, que são responsáveis por causar danos nos veículos e vitimar muitas pessoas”, argumentou.

Já o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) apresentou a Indicação nº 237/2023, pedindo a implantação de redutores de velocidade ao longo da Avenida VS-10. O parlamentar destacou que tem recebido relatos de moradores da região sobre muitos acidentes ocorridos na via devido ao excesso de velocidade.

“É muito triste presenciar a vida de uma pessoa ou um animal ser tirada em consequência a falta de prudência de motoristas, e por isso me sinto na obrigação de propor que tais medidas sejam tomadas, a fim de que esses problemas graves sejam solucionados”.

Na sequência, o vereador Leandro do Chiquito (Pros) apresentou a Indicação nº 239/2023, para a construção de um terminal de integração para embarque e desembarque dos produtores rurais do município.

Segundo ele, o local utilizado para a integração atualmente, na Rodovia Faruk Salmen, não oferece o conforto e a segurança necessários para os produtores. “Essa estrutura física vai proporcionar maior comodidade na logística do transporte de passageiros e tranquilidade do escoamento das mercadorias”, destacou.

Infraestrutura
Os parlamentares de Parauapebas também solicitaram ações na área da infraestrutura, como melhoria do asfalto e da rede de energia elétrica. Por meio da Indicação nº 221/2023, Joel do Sindicato (PDT) pediu a recuperação asfáltica e iluminação pública em vias que circundam a Escola Mario Lago, no Complexo VS-10.

“A implementação dessas medidas irá fortalecer o acesso à educação, a segurança e a mobilidade urbana, além de contribuir para o bem-estar geral da comunidade”, destacou.

O vereador Zacarias Marques (PP) apresentou também a Indicação nº 240/2023, solicitando um estudo de viabilidade para construção e implantação de uma Usina de Recuperação de Energia (URE). Ele destacou que a usina “promove aproveitamento do potencial energético de resíduos que seriam destinados aos aterros sanitários para a geração de energia elétrica ou térmica”. “Os materiais recicláveis são coletados previamente, seja por catadores seja por meio de processos automatizados, resultando no aproveitamento energético como subproduto. Na URE, os resíduos passam por processos tecnológicos controlados, seguindo parâmetros para a qualidade do ar a ser devolvido para a atmosfera após o tratamento”, explicou.

O vereador Zé do Bode (MDB) apresentou a Indicação nº 238/2023, pedindo prioridade nos serviços de infraestrutura para o Bairro Parque das Nações II, como pavimentação e reparo das vias, iluminação pública, saneamento básico e melhoria do transporte público.

“As reclamações que chegam ao nosso gabinete são recorrentes, por isso é imprescindível que medidas sejam tomadas para solucionar os problemas enfrentados pelos moradores, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar para a comunidade”, enfatizou.

Lazer
Por fim, o vereador Israel Miquinha (PT) apresentou a Indicação nº 214/2023, para a construção de academia ao ar livre, dois parquinhos infantis, campo de futebol e o término da construção da quadra de futebol society, drenagem da pista de caminhada, iluminação e arborização do lago do Residencial Alto Bonito.

“A prática de esportes e o lazer são de suma importância, por isso, a construção dessas estruturas é fundamental. Os espaços públicos, como parques, lagos e praças, desempenham um papel crucial no desenvolvimento sustentável das cidades e de sua população, sendo essenciais em seu planejamento”, concluiu.

Aprovação
Todas as indicações apresentadas foram aprovadas e, após a sessão, enviadas para o governo municipal.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023