Página inicial > Notícias > Segurança nas escolas: Vereadoras solicitam canal de comunicação e criação de comissão permanente

A preocupação com a segurança nas escolas segue mobilizando os parlamentares do município, que apresentaram indicações nesse sentido durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (25).

• Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 16h15

Raianny Rodrigues - Pros

A Indicação nº 161/2023, apresentada por Raianny Rodrigues (Pros), pediu que se estabeleça um canal de comunicação voltado à prevenção e informes de qualquer sinal de ataque ou perturbação dentro das escolas municipais.

“O canal de comunicação deve ser de fácil acesso e estar disponível para todos os integrantes da comunidade escolar, como alunos, pais, professores e colaboradores. Pode ser criado um número de telefone, um e-mail específico ou até mesmo um aplicativo para smartphones”, sugeriu a parlamentar.

Eliene Soares - MDB

Já a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou a Indicação nº 164/2023, para que seja criada uma comissão intersetorial permanente para acompanhar a segurança das escolas da rede pública municipal.

Segundo a vereadora, “a medida se pauta na necessidade de criar um canal de comunicação permanente e direto entre alunos, professores e pais com vistas a minimizar a situação da violência, que acaba por refletir em baixo rendimento educacional, evasão escolar e repetência, além de causar até mesmo danos psicológicos aos estudantes”. Para ela, a comissão poderá “monitorar condições de risco de acidentes e violência, por meio de medidas preventivas, para garantir que a escola seja um lugar seguro”.

As duas indicações foram aprovadas e enviadas para apreciação e as devidas providências do Poder Executivo Municipal.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023