Página inicial > Notícias > Legislativo vai realizar sessão solene em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

No decorrer dos trabalhos parlamentares desta terça-feira (18), o vereador Anderson Moratorio (PDT) apresentou o Requerimento nº 19/2023 requerendo ao presidente da Mesa Diretora da Câmara de Parauapebas a realização de sessão solene em homenagem ao povos indígenas.

• Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 11h58

Ao propor a sessão solene, a intenção do legislador é valorizar e disseminar a história e a compreensão aos povos indígenas que habitam no município.

Vereador Anderson Moratorio

A sugestão do vereador Anderson é que a solenidade seja realizada preferencialmente em 9 de agosto, data em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas. O dia de celebração aos povos originários foi definido pela Resolução nº 49/214, de 23 de dezembro de 1994, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A data marca o dia da primeira reunião, em 1982, do Grupo de Trabalho da ONU sobre Populações Indígenas da Subcomissão de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos.

Diante da relevância social e cultural da solenidade, os parlamentares aprovaram o requerimento. Com a aprovação da proposição, compete a Mesa Diretora da Casa Legislativa as providências relativas a solenidade.

Texto: Josiane Quintino / Foto: Elienai Araújo (AscomLeg 2023)