Página inicial > Notícias > Vereadores solicitam obras de melhorias nas áreas de saúde, educação, emprego e trânsito

Os vereadores de Parauapebas demonstraram preocupação com melhorias em unidades de saúde, em escolas, e também no trânsito do município, durante sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (18).

• Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 18h31

Saúde
O vereador Cássio da VS-10 (PSD) solicitou na Indicação nº 62/2023 um estudo de viabilidade de desapropriação de prédio da UBS VS-10, no Complexo VS-10, tendo em vista a necessidade de ampliação dos serviços oferecidos na unidade.

O parlamentar lembrou que a UBS está localizada em prédio não público, “impedindo assim que sejam feitos investimentos em infraestrutura, necessários para a ampliação dos atendimentos essenciais, e implantação de serviços para um atendimento 24 horas”.

Cássio da VS-10 (PSD)

A continuidade das obras da construção da UBS do Bairro Residencial Alto Bonito foi solicitada pelo vereador Leandro do Chiquito (Pros), por meio da Indicação nº 153/2023.

“Devido a carência da UBS no referido bairro, para acesso da população a esses serviços, os moradores do bairro Residencial Alto Bonito, necessitam se deslocar para outras UBSs, principalmente as localizadas nos bairros Altamira e Minérios”, argumentou.

Leandro do Chiquito (Pros)

Educação e emprego
O vereador Joel do Sindicato (PDT) pediu na Indicação nº 155/2023 a implantação de uma escola de ensino fundamental e a perfuração de um poço artesiano na Vila Parque Verde, localizada na zona rural de Parauapebas.

O parlamentar ainda indicou a criação de anexos do SINE (Sistema Nacional de Empregos) nos Bairros Cidade Jardim e Tropical, por meio da Indicação nº 147/2023.

“Grande parte da população que busca o cadastro no SINE não tem condições de pagar uma passagem de ônibus, e a depender da situação em que se encontram, madrugam em filas sem ao menos se alimentar, vez que a localização dos bairros Cidade Jardim e Tropical estão localizados em pontos estratégicos dentro da zona urbana que diminuem as dificuldades de acesso no que diz respeito ao deslocamento da população”, destacou o vereador.

Joel do Sindicato (PDT)

Melhorias no trânsito e segurança
Josemir Silva (Pros) sugeriu na Indicação nº 128/2023 a instalação de semáforos na Avenida B com a Avenida Alfredo Amâncio, antiga Avenida Buriti, e também no cruzamento com a Avenida F.

“Tal solicitação se faz necessária, pois o referido cruzamento apresenta fluxo de trânsito de alta intensidade. Constantemente acontecem acidentes e até atropelamentos no local, e com a instalação destes semáforos para os pedestres, seria de grande valia para que acidentes constantes possam ser evitados”, justificou.

Josemir Silva (Pros)

O vereador Josivaldo da Farmácia (PP) solicitou, por meio da Indicação nº 149/2023, a criação de estacionamentos rotativos no Bairro Rio Verde, no entorno da Rua do Comércio.

“A região da Rua do Comercio carece de estacionamentos para atender os trabalhadores e empresários da região bem como os próprios clientes que se dirigem a esse importante ponto comercial da cidade”, relatou.

Josivaldo da Farmácia - PP

Já a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou a Indicação nº 151/2023, na qual solicitou uma solução de engenharia de tráfego para desobstruir o acesso à PA-275 pela Rua 16.

“Se a ideia, com a interdição do acesso à PA-275 pela Rua 16, era inibir acidentes e infrações de trânsito, o resultado pode ter sido duvidoso, uma vez que as infrações passaram a ser corriqueiras por parte de motociclistas para burlar o percurso longo para fazer o retorno na rotatória do quartel, que se tornou um trecho muito perigoso”, argumentou a vereadora.

Eliene Soares - MDB

Fios de energia e telecomunicações
Por fim, o vereador Zé do Bode (MDB) pediu, por meio do Requerimento nº 9/2023, a notificação das empresas de energia elétrica, telecomunicações e outros serviços para que realizem o alinhamento e a retirada de fios inutilizados nos postes em vias públicas.
De acordo com o parlamentar, seu gabinete recebe inúmeros pedidos referentes aos fios inutilizados, que estão nos postes da rede pública e constantemente causam prejuízos e acidentes em residências.

“Eles informam que é normal um cabo inutilizado se partir e ficar pendurado no poste, causando acidentes aos transeuntes e veículos que se esbarram nos mesmos, sendo alguns com sérios riscos de choque elétrico e outros acidentes. Outros narraram que é normal o incêndio nos postes onde se aglomeram os fios, causando interrupção de energia elétrica e nos serviços de telecomunicação, causando inclusive queima de aparelhos domésticos”, informou.

Zé do Bode (MDB)

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023