Página inicial > Notícias > Vereadores pedem oferta de vaga em concurso e CadMóvel em sessão legislativa

Vereadores pedem oferta de vaga em concurso e CadMóvel em sessão legislativa

Os vereadores de Parauapebas demonstraram preocupação com o atendimento móvel a pessoas que necessitam de políticas assistenciais, assim como a garantia de profissionais de auditoria fiscal no município, durante a sessão legislativa da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (11).

• Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 10h33

CadMóvel
O vereador Léo Márcio (Pros) propôs ao Poder Executivo Municipal, por meio da Indicação nº 141/2023, a implantação do ‘CadMóvel’, para levar os serviços do Cadastro Único e demais políticas socioassistenciais para a população que possui dificuldade de locomoção.

Segundo a justificativa do parlamentar, atualmente “há mais de 45 mil munícipes inscritos no Cadastro Único e muitas dessas pessoas têm alguma comorbidade que as impedem de ir ao prédio do CadÚnico. Ocorre que, periodicamente, é necessário realizar atualizações e recadastramentos. Além disso, sem a devida inscrição no CadÚnico, esses munícipes se veem impossibilitados de acessar diversos benefícios socioassistenciais, tais como Auxílio Brasil, Gira Renda, entre outros”, argumentou.

Léo Márcio - Pros

Auditor fiscal
Já a vereadora Eliene Soares solicitou ao Poder Executivo, na Indicação nº 132/2023, a oferta de vaga para o cargo de provimento efetivo de auditor fiscal no próximo concurso a ser realizado pela prefeitura. A vereadora argumentou que o cargo já está criado em lei, com a previsão de dez vagas, mas não há um servidor concursado sequer, o que tem feito falta, segundo ela, no momento de queda de arrecadação.

“O momento pelo qual estamos passando, do ponto de vista financeiro, é delicado e temos de somar ideias e estratégias para não deixarmos nossa máquina pública paralisar nem nosso município parar. Vale lembrar que a figura do auditor fiscal é importante não apenas para cumprir a lei, evitando punições aos gestores locais, mas também para aperfeiçoar e implementar as melhores práticas de administração pública”, justificou.

Eliene Soares - MDB

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023