Página inicial > Notícias > Moratorio propõe instalação de playgrounds inclusivos e solicita informações sobre centro de reabilitação

O vereador Anderson Moratorio (PDT) apresentou uma indicação e um requerimento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (28).

• Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 14h14

Anderson Moratório

Playgrounds inclusivos
Por meio da Indicação nº 14/2023, o vereador propôs a instalação de playground inclusivo, com equipamentos adaptados para crianças com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção, no Complexo Turístico e nos demais parques municipais.

“As pessoas com deficiência têm o direito de usufruir das praças e dos parques de diversões. Porém, devido às limitações de suas condições físicas ou mentais, essas pessoas são, em muitos casos, excluídas, do ponto de vista social, acabando por segregar o acesso e uso dos espaços, não disponibilizando brinquedos e equipamentos necessários”, justificou.

Pedido de informações
Em seguida, Moratorio apresentou o Requerimento nº 6/2023, no qual pede ao presidente da Mesa Diretora, vereador Rafael Ribeiro (MDB), que solicite ao secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, relatório das ações e medidas, para exercício das atividades, bem como diagnóstico situacional das demandas do Centro Especializado em Reabilitação (CER).

“Cabe mencionar, que o diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e educadores físicos. Desse modo, é fundamental que seja apresentado relatório contendo as ações e medidas para o exercício de suas atividades, bem como status situacional dos atendimentos realizados”, relatou.

O parlamentar fez os seguintes questionamentos na proposição:

1) Quantos pacientes estão sendo atendidos e qual faixa etária de idade?
2) Qual a periodicidade de atendimento semanal de cada paciente?
3) Quanto tempo de sessão são oferecidos aos pacientes?
4) Quantos pacientes estão na demanda reprimida, aguardando atendimento e qual faixa etária com maior quantidade na fila de espera?
5) Quantos profissionais estão lotados no CER e quais funções exercem?

Aprovação
As duas proposições foram aprovadas. A Indicação nº 14/2023 foi enviada para o governo municipal. Já o Requerimento nº 6/2023 seguiu para as devidas providências da Mesa Diretora da CMP.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg2023