Página inicial > Notícias > Vereador Zacarias Marques sugere o fornecimento de transporte gratuito aos autônomos que trabalham em Carajás

A proposta de ofertar transporte gratuito aos trabalhadores autônomos surgiu após o vereador Zacarias Marques (PP) se reunir com o representante da Associação dos Trabalhadores Autônomos de Carajás. Na reunião, o representante da categoria atualizou a situação dos trabalhadores que diariamente gastam um valor elevado com passagens para se deslocar ao núcleo urbano de Carajás.

• Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 11h57

Atualmente, o valor da passagem para o núcleo urbano custa R$ 10,00, com ida e volta todos os dias o trabalhador gasta R$ 20,00 no percurso, além da passagem para chegar na portaria de Carajás que custa R$5,00, gastando em um dia em torno de R$ 30,00 e R$ 150,00 por semana.

Para diminuir a despesa desses trabalhadores, o vereador Zacarias Marques apresentou a Indicação nº 12/2023, requisitando ao Poder Executivo a realização de estudo de viabilidade para disponibilização de transporte gratuito para os autônomos que trabalham em Carajás.

Vereador Zacarias Marques

O vereador Zacarias ainda contou que o transporte gratuito já foi disponibilizado anteriormente, porém foi cancelado sem perspectiva de retorno. Em razão disto, é necessário um estudo de viabilidade para que a prefeitura municipal volte a ofertar o transporte para os trabalhadores.

Ainda na sessão ordinária, o vereador apresentou a Indicação nº 03/2023, requisitando ao Poder Executivo municipal que promova a regulamentação do anteprojeto de lei em anexo, que institui a Coordenadoria Municipal de Bombeiros Civis de Parauapebas e estabelece as competências legais e organizacionais.

A sugestão do vereador Zacarias é que a administração pública institua seu próprio serviço municipal de bombeiros. "O intuito desta medida é aumentar o número de bombeiros na cidade de Parauapebas, com um efetivo preparado para as adversidades e emergências e que tenha condições estruturais para proteger o patrimônio público", destacou o vereador Zacarias Marques.

Ao explicar sua proposta o parlamentar apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que demonstram que em Parauapebas no ano de 2021 havia aproximadamente duzentos mil habitantes. Por outro lado, o efetivo de bombeiros militares lotados no município é muito baixo em relação ao que seria suficiente para atender à população. Sendo urgente a necessidade de implementar na cidade uma Coordenadoria de Bombeiros Civis Municipais.

Após serem apresentadas pelo vereador Zacarias Marques na sessão ordinária desta quinta-feira (23), as indicações foram submetidas a votação parlamentar e aprovadas em unanimidade. Com a aprovação, ambas serão encaminhadas ao Poder Executivo, que deverá analisar a viabilidade dos pedidos e implementá-los, caso haja disponibilidade orçamentária.

Texto: Josiane Quintino / Foto: Elienai Araújo (AscomLeg 2023)