Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Elias da Construforte propõe reunião com Vale para tratar da utilização dos recursos hídricos da região
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Elias da Construforte propõe reunião com Vale para tratar da utilização dos recursos hídricos da região

Por meio do Requerimento nº 32/2021, o vereador Elias da Construforte (PSB) pediu ao presidente da Câmara, Ivanaldo Braz (PDT), que convide a mineradora Vale para uma reunião, tendo como pauta a utilização dos recursos hídricos da região, planejamento de ações para o caso de contaminação do Rio Parauapebas e alternativas para o período de estiagem.

  • Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 13h36

Elias da Construforte - PSB

Na justificativa do pedido, o vereador informa que a empresa capta água no Rio Parauapebas para atender aos trabalhos na mina do Sossego, localizada no município de Canaã dos Carajás. Trata-se da mesma fonte de água utilizada para abastecer Parauapebas.

Considerando o consumo dos recursos hídricos pela mineradora, e ainda o possível risco de rompimento de barragem ou outro tipo de contaminação do rio pelos processos de extração ou industrialização do minério, é preciso saber qual seria a alternativa de captação de água para garantir o abastecimento da cidade.

Elias relatou que certamente a Vale deva ter estudos e planejamento com alternativas viáveis e suficientes para solução dos possíveis problemas que possam atingir o município. Entretanto, não há conhecimento público sobre o assunto.

“Acreditamos que a empresa trabalha com todos os cuidados e meios disponíveis para evitar acidentes desta natureza, mas o risco existe. Infelizmente, a história recente nos mostra que acidentes ocorrem e os danos são enormes, como é o caso ocorrido na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Neste tipo de situação, está comprovado que as consequências são ainda maiores se não forem previstas e preparadas respostas imediatas”, argumentou o parlamentar.

O Requerimento nº 32/2021 foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes em plenário na sessão da Câmara Municipal de quarta-feira (8) e encaminhado para que a presidência da CMP faça o convite à Vale.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg 2021

 

Fim do conteúdo da página